Mais de 200 pessoas participam de palestra sobre Carreira Sustentável no Cemur

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 30/09/2011

“Carreira Sustentável – Como enfrentar as transições de carreira e ter trabalho e renda dos 18 aos 81 anos”, esse foi o tema da palestra ministrada na manhã desta terça-feira, dia 28 de setembro, no Cemur, uma iniciativa da Prefeitura de Taboão da Serra, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Mais de 200 pessoas acompanharam os ensinamentos de José Augusto Minarelli, consultor do CIEE.

José Augusto Minarelli, profissional especializado em Outplacement (uma solução profissional, elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias), contou histórias, brincou e acabou por envolver a plateia à medida que ia avançando com o assunto da carreira profissional.

Dr. Evilásio Farias, prefeito de Taboão da Serra, saudou os presentes e disse que irá continuar trazendo eventos como esse, voltados à formação. “Os países que não investiram na Educação ainda estão buscando se recuperar, em relação aos países desenvolvidos, que sempre investiram nessa área. Sejam todos bem-vindos, com esse tipo de evento construímos uma sociedade com mais conhecimento, mais saber, um ótimo dia de trabalho a todos”.

“Esse evento é fruto de uma parceria, um carinho especial do CIEE com a nossa cidade. A importância do município em ter boas parcerias que possam trazer palestras que possam possibilitar conhecimento, e crescimento dos nossos munícipes”, Jacira Moreti, secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Minarelli também é especializado em Acoselhamento de Carreira, além de ser presidente da Lens & Minarelli Associados e conselheiro do CIEE. “Minha empresa ajuda as empresas no momento da demissão, e também na recolocação dessas pessoas, mas o nosso trabalho ajuda a todos, como a gente faz quando perde o emprego? Como é que a gente faz quando vou trabalhar por conta própria?”, provoca ele.

Segundo Minarelli, é importante estarmos “ocupados”, ajudar o próximo, devolvendo à família, à comunidade, à vida, aquilo que recebemos. “É preciso que nos mantenhamos ativos. Aprendi ao longo dos anos que, ser simples, ser honesto, fazer as coisas direito é um grande predicado. As organizações precisam de pessoas assim”.

Depois da palestra houve uma rodada de perguntas, entre os participantes. Reginaldo Vieira de Araújo, de 28 anos, perguntou como ele poderia conseguir uma colocação, pois, sendo adventista encontra dificuldade quando procura emprego, por não trabalhar aos sábados. “Você deve procurar empresas que tenha essa mesma filosofia e religião que você, ou começar a pensar em ser um prestador de serviços, assim você pode planejar melhor quando executar esse serviço, você usou a palavra correta ‘serviço’, mas me parece que busca na verdade um ‘emprego’”, afirma Minarelli.

O palestrante chamou o jovem à frente e fez um “ensaio” de entrevista de emprego, depois sugeriu que Reginaldo se apresentasse para a plateia, resultado: saiu de lá com pelo menos duas propostas de emprego de empresários que estavam lá.

“Estou emocionado, sou estudante da Escola de Gastronomia, jamais imaginaria que pudesse sair daqui com essas promessas de trabalho, agradeço a Deus por isso”, disse ele, visivelmente comovido.
Minarelli, após a palestra, disse que foi gratificante participar do evento em Taboão da Serra.

“Certamente vou levar as histórias que ouvi aqui hoje, a exemplo da história do Reginaldo, que venceu a barreira de uma timidez inicial e pode se apresentar. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem realizado um grande trabalho aqui, capacitando e preparando as pessoas para o mercado de trabalho”, concluiu ele.

Marcelo Valladão

Comentários