Portadores de necessidades especiais festejam seu dia

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 28/09/2011

Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Em comemoração, o Centro de Reabilitação Social (CRS) Renato Feliphe Hanai Mendes, localizado Jardim Vitória, realizou na sexta (23) festa que reuniu alunos, pais e professores. A comemoração iniciou com apresentação da Banda de Fanfarra do Centro Dia, formada por cerca de 60 portadores de necessidades especiais.

O CRS atende 130 jovens e adultos portadores de deficiência mental. O Centro conta com psicóloga, terapeuta ocupacional, além de professores que alfabetizam os alunos, dão aulas de percussão, dança, teatro, canto (coral) e artes.

Selma Basílio Rebelo, diretora da unidade, começou a trabalhar com portadores de necessidades especiais em 1998 na Escola Amor Perfeito. Ela está à frente da unidade desde a inauguração e afirma que “amor, carinho e dedicação”, são ingredientes da receita de sucesso do CRS. “É preciso gostar do que faz. Acompanho alguns deles desde os seis anos de idade. Percebemos no dia-a-dia que existe evolução visível. Muitos deles hoje estão até alfabetizados. Desenvolvemos um programa no qual alguns até voltam para casa sozinhos ” – informou a diretora cercada de alunos.

José Paulo, mais conhecido como “Tio Zé” é o “paizão” da turma. Trabalha no CRS há dois anos, como motorista e, também, da aula de forró. Visivelmente emocionado, com lágrimas nos olhos e voz tremula, ele afirma “amo o que faço. Trabalhar com eles é algo sem explicação. É maravilhoso”.

Terezinha Lourdes Brito, de 67 anos, é mãe de seis filhos, entre eles Cleidiane, de 21 anos, portadora de Síndrome de Down, alteração genética que causa atraso no desenvolvimento mental. Terezinha descobriu que sua filha seria especial na gravidez. Emocionada, afirmou que já foi vítima de discriminação: “Sofri muito preconceito por causa dela, nem todos os parentes aceitam... Batalhei muito para que ela chegasse onde está” – afirma a mãe aos prantos.

Ambas nasceram na Bahia, vieram para cá quando Cleidiane era pequena. “Vejo que minha filha evoluiu bastante. Um dia desses, ela pegou um monte de revista, recortou letras e começou a formar nomes, nome das amigas, fiquei surpresa em ver como, ela está bem” – comentou a mãe animada.

Serviço:
Centro de Reabilitação Social Renato Feliphe Hanai Mendes
Endereço: Rua João Floriano, 80 – Jardim Vitória
Fone: 4139-8616

Vera Sampaio

Comentários