Conisud realiza Seminário por Desenvolvimento Regional

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 21/09/2011

O Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), por meio da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico e Social, realizou na última sexta-feira, 16 de setembro, o 1º Seminário de Desenvolvimento Econômico e Social, que envolveu os seis municípios do consórcio.

O objetivo foi discutir os erros cometidos com a falta de planejamento na ocupação do solo e no crescimento das cidades, para que esses erros possam ser corrigidos para os próximos anos.
O seminário aconteceu no Centro Cultural Mestre Assis do Embu e contou com a participação de membros das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Embu-Guaçu.

Participaram do painel de debates representantes dos órgãos que contribuem para a elaboração e monitoramento da política de desenvolvimento econômico e social no Brasil, como Nabil George Bonduki, secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, arquiteto e urbanista.

O urbanista discorreu sobre as diretrizes do desenvolvimento econômico do país adotadas pelos governos militares, os do período da Nova República, bem como dos anos atuais, mostrando seus efeitos na atual conjuntura.

Nabil afirmou que o processo de desenvolvimento deve englobar todas as camadas da sociedade. “Não podemos deixar os mais pobres fora do progresso e do desenvolvimento. É preciso um projeto de desenvolvimento sustentável, para que as pessoas possam trabalhar e crescer aqui mesmo nas cidades do consórcio, sem ter que perder 1h, 2h no trânsito, em busca de trabalho na macroregião metropolitana”, afirma ele.

Jacira Moreti, secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Taboão da Serra, esteve presente e defendeu uma atenção específica para os pequenos empresários. “Uma das grandes soluções para o desenvolvimento da região é um olhar especial do Conisud para os pequenos e médios empresários, que são os grandes geradores de oportunidades. Isso é um desafio que temos pela frente para que possamos fomentar o crescimento dos municípios ainda mais”, afirma ela.

A manhã de reflexão procurou contribuir para o aprofundamento do diagnóstico da região representada pelo Consórcio. Mas, o grande avanço foi à idéia da mobilização das autoridades públicas e privadas que atuam nas áreas de infraestrutura, assistência social e econômica, para ações favoráveis ao desenvolvimento da região, mobilização que deverá ser impulsionada a partir de novos encontros que serão agendados.

Renato Nabas Ventura, coordenador acadêmico de Programas e Projetos Sociais da Pró-reitoria de Extensão (Proex), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), também foi um dos conferencistas, ele falou um pouco sobre como a presença da universidade pode contribuir para melhorar o crescimento das cidades.

“Onde temos a presença dos campis da Unifesp observamos o grande desenvolvimento das regiões do entorno da universidade, por isso, a escolha de instalarmos essa unidade, aqui no município do Embu, foi pensando em ajudar nesse crescimento, em um local que contribua com toda a região”, disse ele.

Participaram do seminário representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério do Meio Ambiente, do Sebrae Nacional e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Após a explanação dos convidados, foi aberta a palavra aos presentes, muitos questionaram acerca do embate sobre o desenvolvimento econômico e sua difícil conciliação com a questão da preservação ambiental.

O presidente da Associação Comercial de Embu-Guaçu, Dr. Euclésio Bragança, falou sobre a idéia de implantar um sistema que aproveite o resíduo alimentar na compostagem de adubo para o setor agrícola, de maneira que toda a região possa ser beneficiada. “Acredito muito na manutenção e fomento da agricultura familiar, principalmente nos municípios que detém grandes áreas rurais como Embu-Guaçu, São Lourenço e Juquitiba”.

Marcelo Valladão

Comentários