Sebrae SP inicia Programa Comércio Varejista em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 1/09/2011

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, em parceria com o Sebrae SP, lançaram o Programa Comércio Varejista na noite dessa terça-feira, 30 de agosto.

O Programa Comércio Varejista do Estado de São Paulo tem como objetivo melhorar o desempenho das empresas do setor varejista por meio de capacitações e consultorias individuais. A metodologia é atuar, principalmente, sobre os aspectos de gestão com maior impacto sobre os resultados das empresas, o programa visa levá-las ao aperfeiçoamento na atuação das mesmas, de uma maneira prática e objetiva.

“Essa é uma noite de gala, pois temos aqui o Sebrae SP, a Associação Comercial de Taboão, bem como o apoio da Associação das Industrias do Sudoeste de São Paulo. Sabemos como é difícil iniciar um negócio, aqui vocês terão todo o apoio necessário”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Jacira Moreti.

“A Associação Comercial de Taboão também está à disposição pra colaborar com a Prefeitura na capacitação dos empresários”, afirma Maria de Lourdes, da ACE Taboão.

A palestra “Tendências de Marketing no Varejo”, foi ministrada pela consultora Clausimara Tallala, em seguida Silvia Luchetta, falou sobre a atuação do programa na cidade, que atenderá inicialmente dois bairros da cidade.

Foram definidos o bairro do Parque Pinheiros, ao longo da Av. Paulo Ayres, bem como o Jardim São Judas, nas imediações da Rua Paulo Augusto de Andrade, para receberem os consultores do Sebrae, que visitarão o comércio local.

“Conhecer os clientes, seus hábitos, saber o que atrai o cliente para a loja ou o comércio, são alguns dos aspectos essenciais que o comerciante deve saber”, explicou Clausimara, durante a palestra.

A consultora disse ainda que as vitrines, por exemplo, devem ser áreas muito bem iluminadas, com os produtos que chamam mais a atenção. Os comerciantes devem ainda dividir os produtos em classes, A, B ou C, dependendo do grau de vendabilidade de cada um, assim ele vai poder saber em que tipo de produto ele deve investir mais.

Para o microempresário Maurício Melo, que está iniciando um sacolão no Jardim São Judas, o evento foi muito importante. “Aprender nunca é de mais, sempre podemos aprender”, afirma ele.

Rosemeire Freitas, comerciante do Parque Pinheiros, tem uma loja de lingerie foi ao evento e disse que espera potencializar o negócio. “A pior fase já passou, estou no ramo há 3 anos e acredito que o pior já passou, o início sempre é mais complicado”, disse ela.

Segunda fase
Nessa fase, consultores do Sebrae visitarão o comércio local, dando dicas e informações importantes, como melhorar a disposição de produtos nas vitrines, por exemplo.

Marcelo Valladão

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