Prefeitura de Itapecerica dá início à Semana Municipal da Capoeira

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 31/08/2011

No último sábado, 27 de agosto, o auditório da Secretaria de Cultura foi palco para a abertura da Semana da Capoeira. A cerimônia foi iniciada com uma palestra do presidente e do diretor regional da Confederação Paulista de Capoeira, Mestre Ronaldo e Ricardo Saliba. A palestra abordou a importância dos capoeiristas se organizarem na luta pelo reconhecimento da capoeira como profissão.

O evento organizado pela Prefeitura de Itapecerica, através da Secretaria de Cultura, contou com mestres e capoeiristas de vários municípios da região, além dos representantes da Liga da Capoeira de Itapecerica da Serra, Mestre Jagunço (presidente), Compadre Lucas (vice-presidente) e Bispo Sandro (primeiro secretário). Também estiveram presentes na ação para a promoção da capoeira o vereador José Maria e a diretora de Cultura, Eliana Formagio.

Durante o evento, Bispo Sandro explanou sobre a falta de reconhecimento e os preconceitos existentes no ambiente dessa modalidade esportiva. “Se a capoeira está inserida dentro do meu espaço, eu também posso estar presente na capoeira, estamos em um momento de reflexão.“

Para finalizar a cerimônia, a organização do evento promoveu uma roda de capoeira, que se apresentou no Largo da Matriz.

Para o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, a valorização da capoeira representa um reconhecimento e uma homenagem a todos aqueles que praticam e defendem a modalidade no município.

Comentários