PAP ajuda na reinserção profissional de taboanenses

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 28/08/2011

Possibilitar o crescimento profissional das pessoas, capacitá-las e reinseri-las no mercado de trabalho é o grande objetivo da Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Um dos meios utilizados para isso é o Programa de Apoio  Profissional – PAP, criado pela da Lei 1878 de 19 de junho de 2009. Mais de 800 pessoas já foram atendidas pelo programa, algumas já foram encaminhadas para empresas da cidade e região, retornando assim ao mercado de trabalho, todas tiveram acesso aos cursos oferecidos durante o período de contrato, que é de um ano, prorrogável por mais um ano no máximo.

“Muitas das pessoas que iniciaram o programa estão trabalhando nas empresas da cidade e região”, informa a coordenadora do programa, Joana Bandeira.

Alguns desses agentes, por exemplo, tiveram a oportunidade de fazer um curso na área da construção civil ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, uma das instituições mais respeitadas do país.

“Estamos trabalhando para qualificar as pessoas da cidade. O Senai, em breve terá uma unidade funcionando em Taboão da Serra, fomos buscar o que há de melhor em capacitação profissional, vou deixar o governo no final de 2012 e a cidade terá o Senai, o Sesi, o Senac, a Etec, Fatec e a Escola de Gastronomia, que já está formando as primeiras turmas”, afirma o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias.

Os principais critérios para fazer parte do PAP é ter renda familiar de até meio salário mínimo, ser morador de Taboão da Serra há no mínimo um ano e estar desempregado há mais de um ano. Pessoas acima de 50 anos e egressos do sistema penitenciário tem prioridade.

Bom Exemplo

Ex-agente do PAP na cidade, que era a Frente de Trabalho, Regina Ferreira, 44, moradora do Jardim São Judas é um exemplo de vencedora. Depois de atuar no programa ela conseguiu um emprego na Kilim Brazil, empresa de tapetes e móveis artesanais.
“Quando o trabalho é sério a gente sabe. Se todas as pessoas olhassem para a cidade como o pessoal aqui da secretaria (de Desenvolvimento Econômico), seria muito bom”, disse ela.

Regina, depois de conseguir seu trabalho trouxe o pessoal da Kilim Brazil para conhecer Taboão da Serra e abrir oportunidade a outras pessoas. “A Regina se tornou uma parceira nossa, nos apresentou a empresária Paula Lemes que deve firmar uma grande parceria consoco”, comemora a secretária de Desenvolvimento Econômico, Jacira Moreti.

A Kilim Brazil deve firmar nos próximos meses uma parceria com a Associação Mulheres da Paz, na qual irá capacitá-las, absorvendo a mão de obra existente, gerando assim recursos para as famílias da cidade.

MarceloValladão

Comentários