Embu comemora dia do Agricultor, 28/7

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 25/07/2011

“O agricultor é responsável pelo crescimento do Brasil.” Por acreditar nisso, nos 100 anos de criação do Ministério da Agricultura, em 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek assinou decreto que tornou 28 de julho o Dia do Agricultor. Neste ano, Embu das Artes comemora a data com evento das 18 às 20 horas, no Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320), ocasião em que agricultores do município serão homenageados. Às 18h30 será realizado seminário, com, duas palestras de interesse do produtor rural: “Tributação rural”, por João Matsui, contador do Sindicato Rural de SP, e “Relacionamento com o varejo: esteja preparado”, com Cleber Yamaguishi Ide, professor de Empreendedorismo da Universidade Paulista.

Embu das Artes está entre os 35 municípios, dos 645 existentes no Estado de São Paulo, que fazem parte da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, responsável pelo desenvolvimento de pesquisas, produtos, serviços e políticas públicas do setor. Entre os 35 também estão outras cidades do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), como Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra, além de outros municípios da região como Cotia e Osasco.

As cadeias produtivas mais importantes dessa região são as hortaliças, a bananicultura e as plantas ornamentais. O Levantamento de Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (IEA/Cati) mostra 1.704 unidades de produção, com uma área total de 66.912 hectares e uma área média de  propriedade de 39 hectares. Da área total dessas unidades de produção, cerca de 57% é preservada em vegetação natural.

Apoio do governo municipal
Criar programa de desenvolvimento e incentivo às atividades de agricultura, nas áreas e mananciais, para geração de trabalho e renda consta do Plano de Governo do prefeito Chico Brito. Entre outras ações para desenvolver a agricultura no município, foi realizado em junho, em parceria com a Casa da Agricultura, a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (Acise) e o Sindicato Rural de São Paulo, o Seminário de Agricultura Regional, como atividade preparatória para a 9ª Edição do Festival de Flores e Plantas Ornamentais 2011 (dias 30/9, 1º, 2, 7, 8 e 9/10).

O  objetivo é fortalecer a organização dos produtores do setor e buscar alternativas tecnológicas e de financiamento para melhorar a produção e ativar novos mercados. A iniciativa faz parte do esforço do governo municipal, entre outras ações que vem promovendo, para incentivar o desenvolvimento da agricultura e mostrar aos produtores da cidade como se tornar aptos para ter acesso ao financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Atualmente o governo municipal tem de contar com fornecedores da agricultura familiar para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de outros municípios, por não ter área rural local, condição para que produtores façam parte do programa.

O PAA foi lançado em Embu das Artes em junho de 2010 para fortalecer a política de segurança alimentar. Faz parte do programa federal que busca valorizar o trabalho do homem no campo, incentivar o produtor rural a produzir com garantia de venda por meio de repasses de verbas federal e municipal, promovendo inclusão social e econômica. Além disso, o projeto, que faz parte do Fome Zero, garante a qualidade do alimento sem agrotóxicos. Diariamente, em Embu das Artes, são fornecidas 50 mil refeições nas escolas e 2.400 famílias são atendidas no Banco de Alimentos, cada uma recebendo cesta de 25 quilos.

O Dia do Agricultor em Embu das Artes é uma realização do Escritório Regional de  desenvolvimento Rural de São Paulo, em parceria com o Governo da Cidade de Embu das Artes e o Sindicato Rural de São Paulo. Informações: 4785-3493.

Elke Lopes Muniz

Comentários