Vereadores pressionam por alça de acesso a Embu em shopping Taboão

Por Sandra Pereira | 13/07/2011

A Câmara de Taboão da Serra está se mobilizando para cobrar do Shopping Taboão a construção da alça de acesso no sentido de Embu das Artes, que estava prevista no projeto de construção aprovado na prefeitura. Na sessão desta terça-feira (12), o vereador Paulo Félix pediu que a presidência da câmara agende rapidamente uma reunião com a direção do shopping para tratar do tema. O vereador recebeu aplausos do plenário quando defendeu que a  alça vai beneficiar os clientes e evitar os congestionamentos na região.  A assessoria de imprensa do shopping Taboão disse que a diretoria trata da alça de acesso diretamente com a prefeitura.

“Temos que fazer ver aos pequenos e grandes que a lei é para todos. Não é porque se trata do  shopping que a lei será diferente. Ele é bom para a cidade trouxe muitos empregos, mas não está fazendo favor nenhum. Tem que corresponder com a parte social da cidade. Passaram a cobrar estacionamento, agora aumentou para R$ 4.50 e cadê a alça de acesso?”, questionou. “Estou certo de que essa casa unida vai conseguir garantir essa alça de acesso. Vamos nos reunir com a direção e exigir a alça. Tenho certeza de que a população estará conosco”, completou.

Paulo Félix conclamou os demais vereadores a abraçar o tema como uma bandeira da câmara e exigir que o shopping construa a alça de acesso de retorno a Embu. Ele lembrou que na construção do shopping já estava previsto a alça de acesso. 

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram um ato de desagravo à jornalista Sandra Pereira e de repúdio a ação do segurança do shopping Taboão contra a equipe de reportagem do Jornal na Net. O requerimento foi apresentado pelo vereador Cido e assinado por vários vereadores da cidade. 

“Vamos encaminhar ao shopping esse requerimento de desagravo. O legislativo não aceita esse tipo de ato contra a imprensa”, disparou Cido.

O vereador Olívio Nóbrega destacou a importância da imprensa regional na cobertura dos assuntos de interesse da cidade. Ele afirmou que as promessas feitas durante a construção do shopping ainda não foram cumpridas, e, revelou que já se fala na construção de um estacionamento elevado. Olívio cobrou a fiscalização do recolhimento do ISS sobre a cobrança do estacionamento e chegou a propor uma discussão aprofundada da cobrança do estacionamento.

“Quando interessa o shopping fala que a rua é particular. Quando não interessa ele passa a responsabilidade para a municipalidade. Como é o caso dos assaltos a taxistas com clientes que fizeram compras no local. É preciso esclarecer essa questão e ver de fato de quem é a responsabilidade da rua. Se é particular a municipalidade não pode manter cavaletes, multar e nem fazer manutenção”, observou o vereador. “A alça de acesso é importante e a discussão do capitalismo selvagem na cobrança do estacionamento também”, enfatizou Olívio Nóbrega.

Mesmo o shopping Taboão garantindo que a Avenida André Franco Montoro é de sua propriedade nos últimos dois dias equipes da prefeitura de Taboão da Serra foram flagradas capinando a grama e fazendo limpeza no local. Até mesmo as operações de tapa-buraco na rodovia são feitas por funcionários da administração. Também há relatos de vários moradores da cidade multados na rua por estacionar fora do shopping. 

O outro lado

A assessoria de imprensa do Shopping Taboão informou por telefone à reportagem do Jornal na Net que desde o ano de 2010 o estacionamento não sofria reajuste. O aumento de agora, seria uma “atualização de moeda”. Segundo a assessoria a cobrança da taxa de R$ 4.50 é feita por período e está abaixo da média de mercado da região. 

Em relação à alça de acesso a assessoria de imprensa do shopping Taboão informou que o assunto está sendo tratado diretamente com a prefeitura da cidade. Já em relação ao episódio envolvendo a reportagem do Jornal na Net a assessoria não se pronunciou, entretanto, disse que foram feitas reuniões com as equipes de segurança.

Nesta quarta-feira (13) o repórter Rafael Rezende flagrou, por volta das 15 horas, equipes da prefeitura trabalhando na limpeza da rua de propriedade do shopping Taboão. Veja as imagens:

essa1

essa3

essa2

essa

Comentários