Prefeitura dá continuidade ao Programa de Qualificação de Gestores

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 11/07/2011

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia realizou no dia 5 de Julho, a aula inaugural do segundo Módulo do Programa de Qualificação de Gestores da Educação.

Durante o evento - que foi realizado na própria Secretaria de Educação nos períodos da manhã e tarde - os 120 gestores da Rede Municipal de Educação puderam conferir uma apresentação dos assuntos que serão abordados no módulo Liderança.

“O tema deste novo módulo trará contribuições tanto para os líderes educacionais, quanto para os liderados. Em Taboão da Serra temos mais de 32 mil estudantes, e esse investimento no gestor trará benefícios que garantirão um futuro ainda mais promissor para a educação da nossa cidade”, explica o Secretário de Educação José Marcos.

 “Ser líder numa sociedade como a nossa traz responsabilidades muito grandes. Por meio deste novo módulo, os gestores da educação terão oportunidades de compartilhar o saber, trocar experiências e promover grandes e positivas mudanças no setor educacional nosso município”, afirma o Prefeito Evilásio Farias.

“Participei do primeiro módulo do Programa e foi uma formação com materiais diferenciados e inovadores. Simplesmente adorei e já percebo mudanças na minha gestão. Além disso, estou com boas expectativas para o módulo liderança, e tenho certeza que trará ainda mais enriquecimento profissional”, diz Carmem Lúcia Messias, Diretora da EMEF Terezinha Volpato Baro.

Sobre as inscrições
As aulas do segundo módulo do Programa de Qualificação de Gestores terão início a partir de agosto. As inscrições para as turmas, que acontecerão as segundas e sextas, serão realizadas a partir do dia 15 de julho, através do site: www.educataboao.com.br.

Sobre o Programa
O Programa de Qualificação de Gestores foi implantado em Taboão da Serra no ano de 2010, com o módulo Escola Plena.

O segundo módulo “Liderança” terá início em agosto, e contará com a mesma estrutura do primeiro: ao todo serão 9 Encontros presenciais de 4 horas cada, totalizando 36 horas. Além disso, haverá ainda 14 horas de aula à distância, que serão realizadas através do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). A carga horária total é de 50 horas.

No Módulo Liderança, os gestores poderão refletir sobre as novas demandas do Líder Educacional. Haverá dinâmicas, exercícios em grupos, discussões sobre as diversas temáticas: Estilos Gerenciais, Administração do Tempo, Filosofia Gerencial, Gerenciamento de Reunião, entre outras, que os ajudarão na aplicação dos aprendizados em sua rotina.

Durante a realização do Programa, os Gestores ainda receberão visitas de acompanhamento em suas Unidades Escolares.

“O primeiro módulo do Programa cumpriu o seu papel, e pudemos perceber mudanças nos comportamentos, atitudes e relacionamentos dos nossos educadores. É muito importante e pertinente que os profissionais deem continuidade nesta formação”, conclui o Secretário de Educação, José Marcos dos Santos.

Marcelo Valladão
 

Comentários