Ataque à liberdade de imprensa em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 6/07/2011

Desde que o shopping Taboão aumentou para R$ 4.50 o valor da cobrança do estacionamento a  reportagem do jornal na Net recebeu vários emails e ligações de leitores propondo uma matéria sobre o tema. Nesta quarta-feira (6), por volta das 16 horas, a equipe de reportagem do site estava tirando uma foto da fachada do shopping, em frente a portaria principal, na Avenida André Franco Montoro, no sentido da Estrada de São Francisco, quando um segurança da empresa que presta serviço ao estabelecimento afrontou a equipe de reportagem e ameaçou tomar a câmera fotográfica.  A foto seria utilizada na matéria sobre o aumento do estacionamento que provocou protestos e reclamações dos usuários.

O segurança repetia a todo instante que a área é particular e era preciso autorização do condomínio para fotografar o local. Entretanto, entre a portaria e o ponto de ônibus vários cavaletes da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana impedem o estacionamento de veículos, levantando várias dúvidas. Afinal o espaço é publico ou privado? Se é particular porque a Semutrans mantém cavaletes e até aplica multas no local?

Após a abordagem agressiva do segurança a equipe de reportagem deixou a rua em frente ao shopping e parou novamente na Estrada de São Francisco, em frente ao Ecos Natura. O segurança saiu em perseguição à reportagem desde a avenida André Franco Montoro até o local, freando bruscamente atrás do veículo e reafirmando que era proibido fotografar o shopping.

shoppin1

Shopping Taboão estaria em área particular e só pode ser fotografado com autorização

Logo em seguida, o segurança exigiu a identificação da equipe alegando que a área é de propriedade do shopping e só poderia ser fotografada com autorização. O segurança só cessou as ameaças e foi embora depois que a reportagem disse que acionaria a polícia. “Pode chamar a polícia. Vocês não podem fotografar aqui. Toda a área é propriedade do shopping”, alegava, visivelmente alterado.

carro

Carro usado para intimidar reportagem 
Na terça-feira (5) a reportagem do Jornal na Net conversou sobre o tema com o vereador Olívio Nóbrega. Ele disse que a avenida André Franco Montoro é particular e não pode ter fiscalização da Secretaria de Transportes. Ele lembrou que a doação da rua não foi legalizada, assim como a alça de acesso no sentido da cidade de Embu das Artes, que consta no projeto de aprovação do shopping Taboão na prefeitura, não foi feita.

“Se tem cavaletes e viatura do trânsito na rua é errado. A responsabilidade é do shopping. Em área particular a prefeitura não pode autuar, então porque autua no shopping? Se a rua não é oficial e legalmente não existe, no meu entender as multas por ventura aplicadas lá são nulas”, revelou Olívio Nóbrega. “Em campanhas políticas, por exemplo, o shopping alega que a rua é particular e não pode ter cavalete e quando passa a eleição eles pedem que a prefeitura vá lá colocar cavaletes isso não pode”, completou o vereador.

O outro lado

Por telefone, a assessoria de imprensa do Shopping Taboão confirmou que a área é particular e que a equipe de reportagem precisava ter autorização para estar lá. A assessoria lamentou a tentativa de intimidação contra a reportagem do Jornal na Net e disse que o funcionário da empresa de segurança não está orientado a agir de forma agressiva. Mas, que deve informar a quem estiver fotografando que se trata de uma área particular.

A assessoria de imprensa informou também que o departamento de Marketing do shopping Taboão entraria em contato com a reportagem do Jornal na Net fato que até o momento não ocorreu. 

Ouça aqui na íntegra entrevista com vereador Olívio Nóbrega: http://www.jornalnanet.com.br/podcasts/134/olivio-diz-que-rua-do-shopping-e-particular-e-semutrans-nao-pode-agir-la

Comentários