Falta de acessibilidade ainda é realidade em Taboão

Por Sandra Pereira | 27/06/2011

Normalmente quem anda de carro não costuma pensar na importância das calçadas para os pedestres. Se andar pelas calçadas sozinho já é difícil o desafio se torna ainda maior se a pessoa tiver dificuldade de locomoção, for cadeirante, idosa e estiver levando um carrinho de bebê ou sacolas de compras, por exemplo. Nas ruas centrais de Taboão da Serra assim como na maioria dos bairros andar pelas calçadas é praticamente impossível, o que leva muita a gente a disputar espaço nas ruas com os veículos.

As calçadas irregulares tornam atividades rotineiras como levar os filhos à escola ou simplesmente caminhar um verdadeiro transtorno. Apesar das medidas adotadas pela prefeitura para garantir a acessibilidade em Taboão da Serra idosos e pessoas com deficiência, reclamam do mal estado de conservação das calçadas.

Na região central do município a população com dificuldade de locomoção reclama também dos ônibus e micro-ônibus que não param junto às plataformas, desrespeitando os idosos e as pessoas com deficiência.

“As secretarias municipais, o Fórum, a OAB, o CEMUR, Biblioteca Municipal, não possuem acessibilidade”, reclama uma moradora da região central de Taboão.

Recentemente a reportagem do Jornal na Net acompanhou um deficiente físico da cidade na árdua tarefa de andar nas calçadas e entrar em ônibus na cidade. Para ele, cada buraco, rachadura, ou calçada fora de nível representa um desafio a ser superado. Mas, com determinação ele segue até o ponto onde enfrenta outro problema: subir no ônibus que acaba parando longe da guia porque a cobertura dele está recuada demais para a rua.  

Quem tem dificuldade de locomoção também reclama que muitas lojas e as empresas prestadoras de serviço como Eletropaulo, Sabesp, Telefônica descumprem a Lei 10741/2002, o Decreto Federal 5296/2004, a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiencia/2006 que estabelecem as normas visando garantir a acessibilidade.

Embu das Artes e Itapecerica da Serra saíram na frente e estão realizando várias obras de padronização das calçadas na região central das cidades. 

Comentários