Câmara de Taboão recua revoga Zona Azul

Por Sandra Pereira | 25/06/2011

A câmara de Taboão da Serra recuou e aprovou requerimento que propõe a suspensão da implantação da Zona Azul na cidade. A revogação da Lei que criou a Zona Azul na cidade foi proposta pelo vereador Alexandre Depeiri. Ele argumentou que a iniciativa de barrar a Zona Azul na cidade é para evitar um novo tributo, uma vez que os moradores do município já sofrem para honrar o pagamento de outros impostos.

“Apresentei e foi aprovado na Sessão, solicitação de suspensão da implantação do estacionamento "área azul", que evitará nova tributação ao povo”, postou em sua página no Twitter o vereador Alexandre Depieiri.

Na defesa do requerimento na tribuna, antes dele ser aprovado por unanimidade,  Alexandre Depieri alegou que a cidade vive um novo momento político no qual o novo tributo poderia causar uma forte reação popular.

A implantação da Zona Azul na região central de Taboão não vinha sendo vista com bons olhos por moradores da região central e pelos motoristas que trafegam no local.

A implantação da Zona Azul já estava atrasada. Mas, a prefeitura já havia divulgado em março de 2010 a lista das ruas onde o estacionamento dos veículos seria tarifado. Além disso, as regras e valores também foram publicados no Diário Oficial.

A previsão inicial era de que o motorista que quisesse estacionar nas vagas marcadas como Zona Azul iria pagar R$ 2,00 por hora e poderá permanecer estacionado no mesmo local por no máximo duas horas.

Os horários de funcionamento da Zona Azul seriam diferenciados durante a semana e no final de semana. De segunda a sexta-feira das 8h às 18h e nos sábados das 8h às 17h, ficando isento os domingos e feriados. Em datas comemorativas (dias e épocas especiais) o horário estabelecido poderia ser alterado.

O sistema de Zona Azul iria abranger as principais ruas e avenidas da cidade, e beneficiar principalmente o comércio de rua devido à grande rotatividade das vagas. A região central e o Pirajuçara são as que áreas que mais sofrem com a falta de espaço para estacionar.

Na região somente Itapecerica da Serra tem Zona Azul. A medida por um lado aumentou a oferta de vagas na região central da cidade, mas por outro gerou críticas em razão de representar mais um tributo para os moradores.

Comentários