Jornalista de Embu das Artes é finalista do prêmio Não Aceito Corrupção

Por Assessoria de Imprensa | 21/07/2022

O jornalista Daniel dos Santos, morador de Embu das Artes, é finalista do prêmio de jornalismo Não Aceito Corrupção, criado pelo instituto Não Aceito Corrupção, associação apartidária, sem fins lucrativos e que dissemina conhecimento, ferramentas de fiscalização do Poder Público, transparência e acesso à informação, entre outros, com o objetivo de reverter a cultura de atividades ilegais que, por tanto tempo, tem vigorado no Brasil.

A reportagem finalista (O lado cinza dos marketplaces) foi publicada no AIoT Brasil (site que fala sobre temas como inteligência artificial e internet das coisas, no qual Daniel é editor) e concorre com outros trabalhos feitos por veículos de primeira linha, como O Estado de S. Paulo e UOL, na categoria Jornalismo Investigativo.


Ela aborda o fato de produtos falsificados, sem nota fiscal, equipamentos para piratear sinal de TV, aparelhos que podem interferir no radar de aeroportos, entre outros itens ilegais, serem vendidos livremente em sites de grandes varejistas, como Shopee, Submarino, Amazon, Americanas, AliExpress e Mercado Livre, entre outros.


“Estamos muito felizes pelo reconhecimento à qualidade do jornalismo oferecido pelo AIoT Brasil (site criado há menos de dois anos) que foi o único veículo segmentado escolhido entre as cinco reportagens finalistas do prêmio”, destaca Daniel dos Santos.


Para elaborar as reportagens que fazem parte do especial O lado cinza dos marketplaces, durante 3 meses o jornalista checou ofertas com “preços imbatíveis” em sites de grandes varejistas online, conversou com os principais executivos de dezenas de empresas, associações do setor, especialistas e-commece, consumidores e vendedores (além de fazer várias compras e testes).


E encontrou coisas como anúncios com nomes sugestivos como Sky Gato e Gato Net, aparelhos como drones, smartwatches, smartphones e acessórios vendidos por menos da metade do cobrado tradicionalmente, itens vendidos sem nota fiscal ou mesmo produtos que não têm sequer o nome do fabricante ou um número de série.

O anúncio dos vencedores em cada categoria será feito no dia 27 de julho em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo SBT News e pelo canal no YouTube do Instituto Não Aceito Corrupção, a partir das 19h.

Comentários