Diretoria da Aversud toma posse no Taboão

Por Outro autor | 26/11/2009

A Associação dos Vereadores da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Aversud)  mostrou que já nasceu com força política. A entidade reuniu na posse da diretoria os prefeitos Jorge Costa, de Itapecerica, Chico Brito, do Embu, Evilásio Farias, de Taboão, o vice prefeito, Zé da Tereza, de São Lourenço, o ex-pefeito de Embu, Geraldo Cruz e 25 vereadores das seis cidades fundadoras da entidade. Já no primeiro momento a entidade conseguiu a chamar a atenção do Executivo, que é uma das suas primeiras metas.

A posse da diretoria da Aversud aconteceu na Câmara de Taboão da Serra. A nova entidade foi defendida pelos prefeitos e conclamada a se unir com o Conisud para lutar pelos interesses coletivos da região.

“Quando decidimos chamar os vereadores para o Conisud a idéia era essa. Os vereadores são o pára choque, conhecem mais de perto as necessidades da população”, sustentou Jorge Costa.

O prefeito Chico Brito declarou que os prefeitos não enxergam a associação como  afronta, e, defendeu que a mesma seja um espaço de debates e de soluções coletivas. Ele lembrou a marcha dos municípios que acabou sendo frustrada já que o governo do Estado se negou a receber as cidades para discutir a pauta.

 “Nossa região não vai ser tratada como fundo de quintal. Nem o Conisud nem a Aversud vão deixar”, afirmou.

O prefeito Evilásio Farias falou sobre a necessidade das cidades unirem esforços para reivindicar o aumento de repasse junto ao governo do Estado. Ele observou que em relação ao lixo, por exemplo, o governo estadual arrecada os impostos durante a produção e comercialização, entretanto, a coleta e a dispensação final fica a encargo dos municípios.

“O meio que mais gera lixo é comércio que paga imposto ao governo do Estado”, ponderou.

O presidente da Aversud, Wagner Eckstein, destacou que o objetivo da entidade é fortalecer os mandatos legislativos da região. Ele antecipou que a meta é integrar os mandatos dos 66 vereadores nas seis cidades do Conisud e iniciar uma nova era no diálogo com os chefes do Executivo de cada uma das cidades e desenvolver uma articulação política forte capaz de superar as barreiras político partidárias.

O superintendente do Conisud, Edgard Cruz, lembrou que quando assumiu o cargo percorreu as Câmaras Municipais da região buscando estreitar os laços com os vereadores.

“O trabalho do Conisud ficou melhor e mais forte com a Aversud”, salientou.

A Aversud não terá sede fixa, e, vai funcionar na cidade do presidente, a fim de facilitar os trabalhos. A entidade vai ser financiada por meio das mensalidades dos associados que foi fixada em 1% dos salário de cada parlamentar associado. A entidade também prevê a participação de sócios honorários.

A diretoria da Aversud ficou composta assim: Wagner Eckstein presidente e Carlos Pires, de Embu, vice-presidente. O vereador André Despézio, de São Lourenço será o 1º Secretário. Miro, de Embu-Guaçu será o 2º secretário, João Miranda de Itapecerica será o Tesoureiro da nova entidade e Dimas de Juquitiba será 2º tesoureiro.

Os vereadores José Maria, Itapecerica, Natal, Taboão, e, Roberto Izidoro, São Lourenço são os membros titulares do Conselho Fiscal. Já José Raimundo, Embu-Guaçu, Ná, Embu, e Chiquinho, de Juquitiba vão ser os suplentes do Conselho Fiscal.

Texto e fotos: Cris França e Sandra Pereira

aversud1.jpg

aversud2.jpg

aversud3.jpg


Comentários