GCM de Itapecerica recebe curso de capacitação

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 20/05/2011

A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra está passando por um curso de capacitação neste mês de maio. Com 80 horas de carga, o curso visa melhorar as condições aos guardas civis para que possam atuar na proteção dos bens, serviços e instalações públicas, além de socorrer a população nas situações de emergência colaborando com as forças policiais.

As aulas abrangem conhecimento de noções de Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Processo Penal, Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e do Adolescente, Legislação Ambiental, Direito Administrativo e técnicas e procedimentos relacionado às atividades operacionais das Guardas Municipais.

Para o instrutor do curso, Mantovani Franco, as guardas civis municipais, em razão da inserção no cenário da segurança pública, têm que se preparar capacitando o seu efetivo para desenvolver suas atividades junto à população.

“As Guardas Civis Municipais atuam cada vez mais, se destacam como operadores da segurança pública no âmbito municipal, socorrendo a população nas diversas situações de risco, colaborando com as policias civil e militar no combate à criminalidade através de ações preventiva e fazendo cumprir as normas de competência municipal, garantindo a segurança da população nas escolas, no trânsito e preservando o meio ambiente”, afirma o instrutor.

No final, os 73 guardas civis de Itapecerica que participam do curso receberão certificados da Empresa Belabru, que tem instrutores especializados com vasta experiência na área e com cursos que procuram seguir as diretrizes da Matriz Curricular do SENASP.

Outras Guardas Municipais passaram pelo mesmo curso recentemente, como as GCMs de Paulínia, de Campos do Jordão e de Ferraz de Vasconcelos, além de agentes de trânsito.

Comentários