Prefeito cobra qualidade nas obras da Sabesp

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 9/05/2011

Na manhã desta quinta-feira, 5/5, o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal Jr., e o controlador geral, Marcos Rosatti, se reuniram com a presidente da Sabesp, Dilma Pena, na sede da empresa.

Na reunião, foi discutida a renovação do contrato de concessão dos serviços de manutenção da rede de esgoto e água prestados no município por parte da concessionária. O prefeito Chico Brito também levou à presidente da Sabesp queixas dos munícipes de Embu das Artes, com relação ao serviço prestado pela concessionária controlada pelo Governo do Estado. Muitas pessoas têm reclamado, por exemplo, que ao fazer algum reparo na rede de esgoto ou em algum local que envolva a quebra do pavimento de uma via, a repavimentação é feita de maneira precária, ocasionando grandes buracos nas ruas. Um relatório com fotos foi entregue à Dilma Pena para que a Sabesp tome providências.

A presidente da Sabesp, que foi muito receptiva aos pedidos do prefeito, informou que algumas empresas prestadoras de serviços da concessionária estão realizando serviços de má qualidade. Dilma informou que elas já foram notificadas e multadas e que, inclusive, uma delas terá o contrato rompido e uma nova prestadora será contratada. A executiva se comprometeu também a resolver com maior rapidez os fatos relatados pelo prefeito, e especialmente referentes à manutenção da rede de esgoto e água da cidade.

Com relação à renovação do contrato de concessão, é necessário ser aprovada uma lei pela Câmara Municipal quanto a celebração de convênio entre a prefeitura e a Sabesp. Nessa lei, haverá também um item permitindo investimentos complementares em saneamento ambiental, que envolve canalização de esgoto, pavimentação de vias e instalação de rede de água, entre outros serviços. A expectativa é que até o final do 1º semestre o convênio seja firmado entre as duas partes.

Com diálogo, Chico Brito obtém sucesso junto ao Governo Estadual

Durante o seu governo, o prefeito Chico Brito tem procurado manter conversas e encurtar a distância entre o município e o estado, com o intuito de atender as reivindicações e melhorar o atendimento à população de Embu das Artes.

Essa iniciativa já tem dado resultados. Com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), por exemplo, após diversas reuniões com a empresa, o prefeito conseguiu que parte das obras compensatórias por conta da construção do Rodoanel começassem no município, como a pavimentação da Avenida Jorge Camasmie.

Outro fato importante que ocorreu por articulação do prefeito foi com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), cuja a concessionária, Viação Pirajuçara, uma das responsáveis pelo transporte intermunicipal na cidade, renovou sua frota com 40 novos ônibus para transportar com mais conforto os usuários. E a expectativa é que com a Sabesp as solicitações sejam atendidas.


Brunno Rocha

Comentários