Campanha de vacinação contra à covid-19 acontecerá anualmente no Estado de SP

Por Natália Bassi | 19/07/2021

Na manhã desta segunda-feira (19), o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, anunciou que o ciclo de vacinação contra à covid-19 será anual em todo o estado de São Paulo. A nova campanha começará já no dia 17 de janeiro de 2022. A ideia é que funcione da mesma maneira que a vacinação contra a H1N1, que é atualizada todos os anos.

“O estado de São Paulo, seguramente, vai iniciar essa campanha, uma nova fase de vacinação para Covid, a partir do dia 17 de janeiro do próximo ano", disse o secretário durante cerimônia de entrega de mais um lote da vacina Coronavac para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Questionado sobre o porquê da data, Jean explicou que será no dia 17 porque foi exatamente nessa data em que a imunização contra a doença começou oficialmente em São Paulo.

“Nós entendemos que essa articulação junto com o próprio Ministério da Saúde, junto com o próprio CONASS, que é exatamente esse conselho de secretários da saúde dos estados, também terão esse entendimento para que possamos expandir essa nova fase de vacinação não apenas para São Paulo, mas para todo o país”, falou.

Quanto à necessidade de tomar a terceira dose da vacina, uma teoria que vem sendo discutida, o secretário afirmou que ainda não há um estudo conclusivo que aponte para isso. Por enquanto, o estado continuará aplicando as duas doses.

Gorinchteyn lembrou ainda que as vacinas continuarão passando por evoluções em seus estudos para combater as novas cepas que estão em circulação.

Comentários