Prefeito Aprígio entrega nova base da GCM no Parque Marabá

Por Natália Bassi | 30/04/2021

O prefeito Aprígio, cumprindo uma das suas promessas de campanha, entregou a nova base da Guarda Civil Municipal (GCM) no Parque Marabá. A base fica localizada na rotatória da Avenida Emerito Arbulu com a Rua Nae Minei, exatamente na divisa entre Taboão da Serra e o bairro do Campo Limpo.

A base do Marabá, que antes era uma carreta, foi retirada do local há 4 meses para reforma. Agora, em seu lugar, foi instalado um trailer provisório que ganhou nova plotagem, manutenção no sistema elétrico, troca de lona externa, conserto do ar-condicionado, além de restauração do interior com instalação de mesas e bancos.

Aprígio disse que a base não será definitiva e que, em breve, ela será trocada por uma de alvenaria, dando mais segurança e melhores condições de trabalho às duplas de guardas que darão plantão. No entanto, ele não divulgou nenhuma data específica para essa reforma, já que, segundo sua fala, será necessário capitalizar esse valor.

“Como a região já estava há quatro meses sem base, resolvemos colocar essa provisoriamente. Construiremos uma nova base, aqui no Marabá, de alvenaria, para que os guardas tenham estrutura adequada e melhores condições de trabalho quando a gente começar a melhorar as finanças da prefeitura”, disse.

O vice-prefeito Buscarini, lembrou que essa era uma promessa antiga de campanha. “Eu lembro bem que nas nossas andanças, nós descemos aqui e encontramos os GCMS em uma situação muito complicada na base antiga. Tenho certeza que dentro do plano do prefeito Aprígio está a construção da base de alvenaria, como nós pregamos na campanha”, disse.

A base que antes estava no lugar da inaugurada era motivo de reclamação constante, isso porque a mesma estava deteriorada, com os assoalhos soltos e os guardas tinham que ficar em um ambiente muito quente, que piorava em dias de muito sol. Ela, atualmente, passa por reforma e será instalada, em breve, em novo local ainda não informado.

“Aqui nós temos uma área de comércio e a base inibe a ação de marginais porque onde tem a polícia, é óbvio que o marginal não vem. Essa base só foi tirada daqui porque ela estava em uma situação deplorável e aí foi feita toda a reforma para dar uma condição mais humana para o guarda”, disse o secretário adjunto de Secretaria e Defesa Social, Tenente Dacal.


Novas bases

A instalação de novas bases da Guarda Civil Municipal não é descartada pelo prefeito Aprígio, que em resposta à imprensa, garantiu que a base do CSU voltará em breve e que novas serão instaladas quando a prefeitura tiver o dinheiro necessário.

O secretário, Tenente Dacal, em resposta ao Jornal Na Net também confirmou essa pretensão. “Nós temos mais duas carretas que também estão sendo reformadas. Acho que nos próximos 20 dias já estarão prontas e elas vão retornar para outros locais, que são aqueles locais onde a gente chama de ponto vermelho, onde tem o maior índice de criminalidade. Além disso, o prefeito mandou vir Sprinters que são veículos utilizados para base de deslocamento em locais que também tenham esse índice de criminalidade em determinados horários”, contou.

Mais armas

Durante a cerimônia de inauguração da base, o prefeito Aprígio também divulgou a aquisição de mais 16 armas para a Guarda Civil Municipal. Em um ato simbólico, ele entregou uma nova carabina CTT 40 para o Sub-Comandante, Nivaldo Menocci que a passou para o Inspetor da Romu, Marcelo Borgatto.

“Essas armas são longas de uso permitido para Guarda Municipal que vão dar um impacto maior na segurança. Nosso grupo da Romu, vai utilizar no patrulhamento, porque hoje a cidade enfrenta um problema grave que são os pancadões, os fluxos e o aumento da violência”, disse Eliana Gonçalves, Comandante da Guarda.

As 8 carabinas Taurus do modelo CTT 40, 7 espingardas Calibre 12 e um drone foram adquiridos através de emenda parlamentar da deputada federal Katia Sastre que destinou R$100.00,00 a cidade de Taboão da Serra.

Comentários