Câmara Municipal recebe visita de vereadores mirins

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 15/04/2011

A Comissão de Redação e Justiça da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou nesta terça-feira, dia 12, sua 9ª audiência pública do ano. E uma delegação ilustre visitou o plenário e acompanhou de perto, e com muita atenção, os trabalhos do parlamento.  Os vereadores mirins, da escola Professora Ana Mafalda Barbosa de Carvalho, do Jd. Panorama, foram os convidados.

A escola desenvolve um projeto que ensina aos alunos a importância do voto consciente, onde as funções dos vereadores e prefeito são explicadas para que os estudantes saibam a importância que o voto de cada eleitor tem dentro do município.  Neste ano, 16 alunos serão eleitos “vereadores mirins”. Além de todas as atividades desenvolvidas na escola, o projeto prevê a visita a órgãos públicos.

Os alunos da 1ª a 5ª série acompanharam os trabalhos dos vereadores e puderam fazer perguntas sobre o funcionamento da Câmara Municipal e também sobre a divisão dos poderes constituídos. O aluno Joni perguntou: “quem manda mais, os vereadores ou o prefeito”.

Já o aluno Luis Augusto quis saber qual o papel do vereador. As perguntas foram sendo respondidas, e a curiosidade dos alunos só foi aumentando. A aluna Roberta quis saber por que não existem vereadoras mulheres na Câmara de Taboão e o aluno Benício, perguntou como se faz uma campanha.

Após a audiência pública, os alunos visitaram o prédio do Poder Legislativo e foram recebidos pelo presidente da Câmara, vereador Macário, no gabinete da presidência. “Essa iniciativa deve ser louvada, sem dúvida essa é uma experiência importante para os alunos e para nós vereadores que aprendemos muito com eles também”.

Durante a sessão ordinária, os alunos Larissa Côrrea e Isac Silva usaram a tribuna da Câmara Municipal onde leram uma carta de agradecimento pela recepção e pela conversa que tiveram com os vereadores. A platéia aplaudiu de pé a iniciativa da escola e todos elogiaram o projeto.

Segundo a diretora Solange Alves de Souza, o projeto que está sendo desenvolvido na escola municipal tem como principal objetivo mostrar a importância do voto consciente, além de mostrar quais as principais funções dos vereadores. “Essa á uma lição de cidadania que eles vão levar para sempre”, disse.

Além dos 32 alunos, os professores Lucinéia, Ariel, Fagner e Patrícia acompanharam os estudantes na visita. De acordo com a diretora, os alunos eleitos vereadores mirins vão apresentar ideias e sugestões para melhorar a escola e depois propostas para melhorar o bairro. A eleição na escola acontece no dia 25 de abril e os alunos eleitos vão receber das mãos dos vereadores o diploma.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra
Crédito da foto: Eduardo Toledo | Divulgação
www.camarataboao.sp.gov.br
www.twitter.com/camarats

Comentários