Itapecerica da Serra cria comissão para elaborar protocolo de volta às aulas

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 29/07/2020

Itapecerica da Serra já está se preparando para uma possível volta às aulas. A prefeitura da cidade criou uma comissão para elaborar um protocolo de segurança para a retomada do ano letivo em 8 de setembro, data inicial prevista pelo Governo de São Paulo.  A decisão foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira, dia 27, em que 22 membros, entre eles, funcionários da Secretaria de Educação e de Saúde, representante de pais de alunos e de escolas conveniadas, foram nomeados para integrarem o comitê. 

A administração considera que “o retorno às aulas presenciais deverá ser garantido em um ambiente seguro e saudável para os alunos, servidores e colaboradores, obedecendo todos os protocolos de prevenção contra a COVID-19, além das orientações e recomendações da OMS”, por isso decidiu criar o comitê. 

A data prevista foi anunciada pelo governador João Dória (PSDB) no final de junho. A decisão, porém, só será válida para as regiões que permanecerem há 28 dias na fase amarela.  Itapecerica da Serra pertence à região Sudoeste da Grande São Paulo, que já está há quatro semanas no nível indicado como o mínimo para a retomada, portanto, caso não recue de fase, a rede pública e privada poderá retomar gradualmente as aulas presenciais no início de setembro, que estão paralisadas desde o dia 18 de março.

Preocupação dos pais

Apesar de o governo trabalhar com a perspectiva de que todo o Estado já esteja na fase 3 até setembro, a decisão de retomada do ano letivo preocupa pais de alunos da região, que temem um aumento de casos com o retorno. Muitos deles questionam a data e alegam que não mandaram os filhos para a escola, conforme mostrou a reportagem na matéria publicada “Pais de alunos da região temem contaminação em massa com volta às aulas” (clique aqui para ler). Para eles, a retomada só será segura com o surgimento de uma vacina comprovadamente eficaz contra o vírus. 

 

Comentários