Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda, 23; idosos e funcionários da saúde têm prioridade na primeira fase

Por Redação | 22/03/2020

A campanha de vacinação contra a gripe começa nessa segunda-feira, dia 23, em todas as cidades da região. Nesta etapa, idosos acima de 60 e funcionários da saúde estão nos grupos prioritários para receber a dose. Outras duas fases serão realizadas em datas posteriores para públicos diferentes. A meta é vacinar 90% de todos os grupos até dia 22 de maio.

Este ano a vacinação contra a gripe foi antecipada de abril para março com o intuito de prevenir o mais rápido possível a população contra os vírus mais comuns da gripe e auxiliar na diminuição de casos suspeitos do Covid-19.

Segundo o Ministério da Saúde, “a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde”.  A vacina é trivalente e protege contra Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A etapa seguinte começa no dia 19 de abril e tem como com deficiência, povos indiginas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob alvo pessoas com doenças crônicas, professores da rede pública e privada, profissionais das forças de segurança e salvamento. Já no dia 9 de maio começa a última fase, destinada a crianças de 6 meses e a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas, pessoas medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Comentários