Nova greve dos caminhoneiros é marcada para esta quarta-feira, 19

Por Redação | 17/02/2020

Com informações do Estadão

Uma nova paralisação dos caminhoneiros poderá acontecer nesta quarta-feira, dia 19, das 06h às 18h, segundo informa o presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Walace Landim. Desta vez, os motoristas estão sendo orientados a não bloquearem rodovias.

O motivo do protesto é a suspensão da votação no Supremo Tribunal Federal (STF) da constitucionalidade da tabela de frete a pedido da Advocacia Geral da União (AGU). Esta é a segunda vez que o tema foi adiado no STF, o que gerou ainda mais descontentamento entre a categoria.

Uma reunião foi marcada entre o sindicato e o ministro Luiz Fux no dia 10 de março, mas ainda não há nenhuma data para a votação da tabela acontecer. Os caminhoneiros querem que o piso mínimo do frete estabelecido seja cumprido, a redução do preço dos combustíveis e reivindicam sobre e extinção de postos de trabalho no Porto de Santos.

Um grupo  chegou a bloquear as imediações do porto nesta segunda, 17, mas a manifestação durou pouco tempo. Uma liminar concedida ainda na noite anterior proibiu a greve no Porto de Santos e os motoristas foram obrigados a liberar as vias sob pena de multa de R$ 200 mil por dia.

Comentários