“Operação Verão” acontece neste sábado, 15, no Morro do Sabão, em Taboão da Serra

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 14/02/2020

A prefeitura de Taboão da Serra vai realizar neste sábado, 15, a partir das 8h, mais um dia de “Operação Verão”. A ação, desta vez, vai orientar moradores em relação à dengue e retirar lixos e entulhos das ruas do Morro do Sabão, na região do Pq. Jacarandá e Pq. São Joaquim.

Este é o segundo dia de operação na cidade, que conta com uma parceria entre a Secretaria de Manutenção, da Saúde e da Defesa Civil. No sábado passado, 8, mais de 388 toneladas de entulhos foram retiradas das ruas do Jardim Comunitário e Jardim das Margaridas, região alvo de descarte irregular de materiais inservíveis.

Segundo a secretaria de Manutenção, Daniel Bogalho, “a ação não é somente para limpeza, mas também para conscientizar as pessoas para que elas não tornem o local onde vivem em um lixão a céu aberto”. Ele também explicou que a operação traz resultados positivos. “No ano passado, teve uma queda significativa do descarte irregular nas áreas onde fazíamos este processo. De três caminhões de entulho, passamos a retirar apenas um em alguns locais”, 

O descarte irregular de entulho, além de atrapalhar a circulação de pedestres, deixar a cidade suja, causar danos ambientais e atrair animais venenosos que podem provocar doenças, também gera custos altos para o poder público.

 “Isso é um serviço corretivo e gera um gasto muito alto que, na verdade, poderia ser investido em outras áreas, como segurança, saúde e educação”, enfatizou também Bogalho.

Além da Operação Verão que acontece todo o início de ano na cidade, também há o contínuo serviço de “Cata-Bagulho” para a remoção de materiais inservíveis na cidade. Para o acionar, é necessário ligar no telefone 4788-4100.

Comentários