Homem é flagrado descartando entulho no Ponte Alta e provoca revolta na população

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 6/02/2020

O descarte irregular de entulho é dos maiores problemas que Taboão da Serra enfrenta. E nesta quarta-feira, dia 5, mais um caso foi flagrado por moradores. Em plena luz do dia, um homem em uma Fiorino foi filmado (clique aqui para assitir) descarregando diversos materiais inservíveis em uma área entre o Jardim Novo Record e o Jardim Salete. O flagrante causou indignação entre os moradores, pois a área é constamentemente limpa pela prefeitura, mas é alvo quase que diário da ação de descarte irregular de lixo e entulho. 

Mesmo sendo filmado e advertido diversas vezes por um morador revoltado, o homem não se intimida e continua o descarte. “E aí, galera? Está assim agora, os caras param o carro aqui na quebrada, jogam esse monte de entulho”, diz Eder Raniell, que fez o registro. “E ele é sem pudor, ele não para, não. Já descarregou o carro inteiro. Ele joga entulho mesmo, não respeita nada”, completa indignado. No local, há uma placa da Prefeitura de Taboão da Serra falando sobre a multa aplicada a quem cometer a prática, no entanto, o homem e outras diversas pessoas ignoram.

Em certo momento, o autor ainda tenta argumentar com o Eder, mas não é possível ouvir o que ele fala. Depois, o infrator entra no carro e vai embora. Uma moradora que passa na rua e presencia a cena apoia a advertência do rapaz indignado. “É isso aí, está certo. É um absurdo isso, gente”, diz ela gesticulando um jóia para câmera.

"Além de ser constantemente limpa pela prefeitura, nós fizemos uma ação ambiental lá e o grupo Anjos da Mata Atlântica também. É uma falta de respeito ao meio ambiente e a todos os moradores que vivem no local. É importante ressaltar que nas oficinas de regularização fundiária em que entregamos as escrituras para os moradores do Ponte Alta, nós fizemos uma sensibilização para que a própria população denunciasse e é bom ver esse sentimento de indignação popular surgindo com força e ganhando apoio não só dos moradores do bairro mais de todo em torno", ressaltou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Sandra Pereira. 

A prefeitura já está em porder das imagens e instaurou processo administrativo para multar o autor. “Ao tomarmos conhecimento da irregularidade do descarte em via pública, identificamos o veículo e procedemos com a abertura do processo e determinamos a notificação do proprietário para dar seguimento no cumprimento da lei de descarte irregular de entulho”, disse o dr. Gerson Brito, secretário de Transportes e Mobilidade Urbana. A multa aplicada será de R$ 8 mil. 

 

Comentários