Escolas da rede estadual voltam às aulas nesta segunda-feira, dia 3, com acréscimo de novas disciplinas na grade escolar

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 3/02/2020

Cerca de 3,4 milhões de alunos da rede estadual devem voltar as aulas nesta segunda-feira, dia 03. Neste ano, com o início das aulas, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo promoveu uma mudança importante com a implementação do Inova Educação, programa que vai acrescentar três matérias a mais na grade escolar do ano letivo.

Uma delas será eletiva, ou seja, o aluno que escolherá. As outras duas já estão definidas e são intituladas Projeto de Vida e Tecnologia. Com isso, o tempo de permanência na escola aumentará de 5h para 5h15m e o número de aulas diárias passará de 6 para sete, com alteração de duração de 40 para 45 minutos cada.

O objetivo do programa, segundo a pasta, é desenvolver as habilidades socioemocionais e competências do século XXI. “O trabalho hoje estimula o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, como memorização e solução de problemas lógicos. O Inova Educação equilibra essa balança com as habilidades socioemocionais, que são fundamentais na aprendizagem”, pontua Caetano Siqueira, coordenador do COPED.

Na matéria Projeto de Vida, os estudantes farão discussões sobre sonhos, projetos de vida, e vida acadêmica e terão suas propostas acompanhadas pelo professor. Já na Tecnologia, serão trabalhados os conceitos básicos nos eixos de cultura digital, pensamento computacional, cidadania digital e mundo digital. Nas Eletivas, ele poderá escolher entre empreendedorismo, ética e cidadania, olimpíadas de conhecimento, teatro, comunicação não violenta e mediação de conflitos, entre outras a serem definidos junto com a rede. No entanto, vale ressaltar que nem todas estarão disponíveis nas escolas.

Comentários