Embu das Artes: descubra como a proximidade com São Paulo impulsiona o mercado imobiliário

Por Mariana Lemos | 3/12/2019

Arte, gastronomia e turismo são algumas das características que atraem a atenção dos visitantes que viajam a São Paulo, com destino a Embu das Artes, em busca de um roteiro legitimamente mais cultural, típico de cidade histórica no Brasil. A diferença, comparado a outros pontos turísticos espalhados pelo nosso país, está no potencial imobiliário que está se desenvolvendo na região uma vez que uma grande parte deste público, além de visitar, carrega um interesse genuíno em permanecer e se estabelecer na cidade. 

Localizada a apenas 30 quilômetros da capital, Embu das Artes faz parte da região metropolitana do sudoeste de São Paulo, junto a microrregião de Itapecerica da Serra. Em 2011, a cidade recebeu o nome das artes em virtude da sua programação local e hoje, junto a mais 29 municípios, é considerada estância cultural – posição de destaque para o turismo e planejamento da região. 

Do ponto de vista arquitetônico, Embu das Artes conta com diversas edificações históricas repletas de cores e referências culturais que contrastam com a natureza, servem como espaço para feiras e eventos populares, além de ficarem eternizados nos registros de quem a visita. Já o cronograma local inclui feira aos finais de semana, variedades de opções gastronômicas, além das visitas a parques e museus na região, ideal para quem planeja um programa mais elaborado pela região. Veja agora quais são os fatores que tem influenciado o crescimento do mercado imobiliário da cidade: 

 

Cidade como ponto de destino 

Pelos diversos atrativos que oferece, Embu das Artes está fixada no mapa como parada obrigatória de quem busca descontração na hora de viajar. Ao procurar destinos para passeio no estado de São Paulo, basta uma pesquisa rápida para se deparar diversos roteiros que tem a cidade de destino a exemplo de: o que fazer, como aproveitar a cidade em um dia, lugares indispensáveis para conhecer,  o que tem na região em determinado período do ano, os principais restaurantes da região. Estas são apenas algumas opções turísticas oferecidas a quem pretende passar pela cidade e explorar os recursos que ela oferece. Além disso, Embu das Artes conta com experiências atemporais que servem de convite para todos os visitantes, independentemente da afinidade com o universo artístico como uma visita a Viela das Lavadeiras, um passeio pelo Parque do Lago Francisco Rizo, uma caminhada pelo Centro Cultural, uma tarde pelo Memorial Sakai e até mesmo algumas compras pelo Outlet instalado na região. Todos esses são alguns atrativos que movimentam moradores e visitantes em Embu das Artes durante todo o ano. 

 

Mercado em crescimento 

 

Com uma circulação intensa de pessoas ao longo de toda a região, este movimento acaba estimulando o desenvolvimento de serviços que se fazem necessários para oferecer uma boa experiência para quem está de passagem e ao mesmo tempo estrutura para quem está de fato fixado na cidade. Estamos falando de possibilidades na área da saúde com hospitais, pronto socorro e farmácias para o atendimento médico, na área de transporte, como mais opções de descolamento seja por carro, ônibus e até mesmo moto,  na área hoteleira com opções para estadia, espaços para sediar eventos e abrigar excursões e grupos de viagem, na área educacional, com oportunidade para escolas, centros de educação e desenvolvimento, ensino regular e cursos práticos, na área de lazer, como um complemento as opções já existentes por meio de centros comerciais, lojas e espaços colaborativos e claro, na área gastronômica, com restaurantes, bares e opções para alimentação. Estas apenas algumas áreas com possibilidade de crescimento a serem exploradas e que irão necessitar cada vez mais áreas disponíveis como os imóveis para alugar em Embu. 

 

Qualidade de viver e trabalhar 

 

Na hora de se instalar em uma região um dos principais requisitos hoje em dia sem dúvida é a qualidade de vida. Neste aspecto, Embu das Artes preenche vários dos requisitos importantes para a tomada de decisão em permanecer. A primeira característica que vale se destacada é a proximidade com a cidade de São Paulo, localizada a 30 quilômetros. Desta forma, fica fácil ir e voltar da capital paulista, que conta com acesso a diversos recursos importantes desde diversão e entretenimento até saúde. Isso ainda sem contar com a questão da mobilidade, com dois aeroportos a disposição e rodovias que facilitam a conexão para com diversos outros pontos importantes do país. Em segundo lugar podemos citar a hospitalidade, uma vez que Embu das Artes é uma cidade ideal para viver com a família. Além de ser uma região tranquila e amigável, são inúmeras atividades que podem ser realizadas por diferentes idades, servindo até como uma forma de aproximar as relações, seja a partir do turismo, da gastronomia, da cultura e também do lazer. O terceiro ponto, que pode ser considerado um dos principais, é o desenvolvimento. Como mostramos até aqui a cidade apresenta um considerável potencial de crescimento, que vem sendo alavancado também a partir dos imóveis em Embu, disponíveis para aluguel e venda, que servem como um atrativo para quem procura de fato um espaço para ficar e desenvolver o próprio negócio. Por ter seu cotidiano criado em torno da arte e da cultura, a cidade atrai durante o ano todo brasileiros interessados em conhecer um pouco mais a respeito desta história, consumido através do turismo experiências locais e culturais. Isso também proporciona espaço para serviços que em uma primeira vista não aparecem relacionados com a parte turística da cidade, mas que quando somada ao todo oferece uma rede urbana que ajuda a manter Embu das Artes no mapa e no planejamento de diversos brasileiros quando escolhem um lugar para viajar, explorar, conhecer e em algumas das vezes permanecer como abordamos aqui. 

Agora que você já sabe todos os atrativos que Embu das Artes tem a oferecer, que tal incluir a cidade no roteiro em sua próxima visita a São Paulo? Parece uma boa ideia? Então não deixe de compartilhar este material com os colegas que podem contribuir com a experiência. 

 

Comentários