Zagueiro revelado pelo Cats brilha no Valencia e sonha com a Copa do Mundo de 2022

Por Outro autor | 19/11/2019

A moral do zagueiro Gabriel Paulista está em alta no futebol espanhol. Titular absoluto no Valencia e com um título recente contra o Barcelona nas costas, o brasileiro superou o início ruim na Europa para ganhar respeito. Agora, ele busca ser relembrado também na Seleção Brasileira após quase cinco anos da última convocação, quando ainda tinha espaço com o antigo treinador Dunga. O taboanense sonha em disputar o próximo Mundial.

Gabriel iniciou a carreira na Europa pelo Villarreal, em 2013, após ganhar certo destaque no futebol brasileiro com o Vitória. Foi o primeiro clube dele após ser revelado pela base do Cats. Não demorou para que conseguisse uma oportunidade de jogar na Inglaterra, e o zagueiro foi então negociado com o Arsenal. Ele até começou bem na equipe inglesa, mas sofreu com as seguidas lesões para se firmar. Foram 64 jogos disputados por lá, conseguindo marcar um gol e conquistando três títulos.

Após uma negociação rápida, o zagueiro chegou ao Valencia no início da temporada 2017/2018. O jornal português Record 

Nesta temporada, o Valencia quer continuar na disputa pelos títulos e já sonha com voos mais altos. Gabriel Paulista terá a complicada missão de defender o time na disputa pela taça do Campeonato Espanhol. O site de apostas esportivas da Betway mostra que isso não será nada fácil, já que a equipe está longe de ser uma das favoritas. No dia 28 de setembro, o Barcelona era o principal candidato, com 52,6% de chance de título, deixando o rival Real Madrid para trás.

Pensando na Seleção Brasileira

Como se vencer o Campeonato Espanhol não fosse difícil o suficiente, o taboanense ainda tem como objetivo disputar a Copa do Mundo de 2022, que vai acontecer no Catar. Para isso, ele precisa voltar a ser convocado pela Seleção Brasileira. Isso é algo que não acontece desde 2015, quando ele ganhou algumas chances com o ex-treinador Dunga. Desde que Tite assumiu, Gabriel Paulista não foi mais convocado.

Com quase 300 jogos no futebol europeu e apenas passagem por grandes clubes, o brasileiro já provou que tem bons números para jogar pelo Brasil. O portal Transfermarkt mostra que são mais de 20 mil minutos em campo, tendo disputado até uma Liga dos Campeões. Ele viu o Valencia fazer uma excelente campanha na temporada passada, quando a equipe não só foi campeã da Copa do Rei, mas também chegou até as semifinais da Liga Europa.

Porém, entre junho e julho, Gabriel Paulista não conseguiu espaço com Tite e viu a Seleção Brasileira ser campeã da Copa América no sofá de casa. O treinador optou por convocar atletas mais conhecidos, e os zagueiros Marquinhos, Thiago Silva, Miranda e Éder Militão foram campeões continentais. Uma escolha que não pode ser questionada, pois a equipe sofreu apenas um gol e terminou a disputa com um aproveitamento de 77,7% contra os adversários.

Escolhas de Tite

Apesar de nunca ter conseguido uma chance com Tite, Gabriel Paulista vê alguns aspectos positivos no treinador. Nos amistosos contra Colômbia e Peru, disputados em setembro, a Seleção Brasileira teve como novidade a convocação do zagueiro Samir. Ele é pouco conhecido por aqui, mas é titular no futebol italiano jogando pela Udinese, como mostra reportagem do portal da UOL. Uma situação semelhante à que vive o antigo jogador do Taboão da Serra.

Outro aspecto a ser levado em conta é o momento do Brasil com o atual comandante. A Seleção não foi bem nos dois jogos mencionados, empatando com os colombianos por 2 a 2 e perdendo para o Peru por 1 a 0, e isso já colocou uma certa pressão em Tite. Assim, ele deve apresentar algumas novidades nas próximas convocações da equipe. O jornal Extra até destacou a recente chance dada ao lateral Marcinho, que defende o Botafogo.

Seja com espaço na Seleção Brasileira ou não, a carreira de Gabriel Paulista continua em momento positivo. O zagueiro sabe que chegar até a Copa do Mundo de 2022 é uma missão complicada e que, provavelmente, só vai conseguir isso se for bem no Valencia. Assim, ele aproveita os confrontos contra Barcelona e Real Madrid para enfrentar os melhores atacantes do mundo e se preparar para o caso de uma oportunidade especial surgir com a camisa do Brasil.

Comentários