Segunda etapa de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda,18, e UBSs da região já disponilizam dose

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 18/11/2019

A segunda fase da campanha de vacinação contra o Sarampo, que pretende imunizar jovens de 20 a 29 anos, começou nesta segunda-feira, dia 18, em todo o território nacional e se encerra no dia 30 deste mês. Em Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão disponibilizando a dose.

Para se vacinarem, os moradores das três cidades devem comparecer à UBS mais próxima da residência portando carterinha de vacinação e documento oficial com foto.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, relatou que este publico é agora o alvo desta etapa porque muitos não tomaram a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

A campanha nacional terá ao todo cinco fases. A primeira, cujo público alvo foi crianças de 6 meses e menores de 5 anos, aconteceu entre 7 e 25 de outubro. As outras três fases restestante acontecerão ano que vem e serão complementares as duas primeiras.

O sarampo continua avançando no país. Mais de 10 mil casos da doença foram confirmados este ano no Brasil, segundo mostra o último boletim epidemiológico, divulgado no último dia 26 de outubro pelo Ministério da Saúde. Em todo o país, ainda houve 14 mortes e 19 mil casos ainda estão sob investigação.

O sarampo é uma doença infecciosa grave que se transmite pelo ar por gotículas respiratórias quando se respira ou tosse. Entre os sintomas, estão tosse, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas.

Comentários