Câncer de mama: diagnóstico precoce pode salvar vidas

Por Assessoria de Imprensa | 3/10/2019

No mês em que há uma mobilização mundial para combater o câncer de mama, o Hospital São Francisco (HSF) adere à campanha do Outubro Rosa e lembra a importância do diagnóstico precoce da doença, que é o tipo mais comum entre as mulheres.

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que mulheres com idade a partir de 40 anos devem fazer o exame de mamografia anualmente. O médico ginecologista e obstetra Thiago Menegotto, coordenador do setor no HSF, explica o quanto a detecção primária da doença por meio de exames de rotina impacta positivamente na cura da paciente com o diagnóstico.

“O câncer de mama leva à morte e o diagnóstico precoce aumenta a sobrevida da paciente. Portanto, mulheres com idade acima de 40 anos devem realizar a mamografia todos os anos, além dos exames mais simples de rotina, como ultrassom de mama. Desta forma é possível diagnosticar se a paciente tem alguma probabilidade de ter a doença”, enfatiza.

O especialista orienta ainda que o autoexame deve fazer parte do dia a dia das mulheres.

“Quando a mulher sentir um caroço na mama, dor, vermelhidão ou secreção ela deve procurar o tratamento médico. A mulher precisa sempre fazer o autoexame. É importante que ela sinta a própria mama para perceber o quanto antes qualquer alteração”.

Por uma vida mais saudável

Praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, ter o peso corporal adequado e evitar o uso de hormônios sintéticos são alguns fatores que diminuem a probabilidade no desenvolvimento do câncer de mama.

 

Outubro Rosa

O câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia maligna mais comum no Brasil. Por ano,  uma média de 60 mil mulheres  são diagnosticadas com a doença. O outubro Rosa veio para conscientizar a população sobre a importância do tratamento precoce e alertar para que as mulheres não deixem de fazer a mamografia a partir da idade com maior incidência.

Saúde da Mulher no Hospital São Francisco

Dentre os serviços oferecidos pela unidade São Francisco em Cotia, um dos setores que propõe um atendimento diferenciado e de qualidade é o de Ginecologia e Obstetrícia. Ele conta com uma equipe médica humanizada e com equipamentos de alta tecnologia. Na maternidade, por exemplo, a unidade possui estrutura para acolher a gestante e os bebês, principalmente aqueles que precisam de atenção especializada por meio da UTI Neonatal.

O Hospital São Francisco é acreditado pela ONA - Organização Nacional de Acreditação -, entidade que certifica os melhores hospitais do Brasil. A unidade fica na avenida Professor Manoel José Pedroso, 701 - Cotia. Mais informações acesse o site www.hospsaofrancisco.com.br.

Comentários