Condomínio no Intercap sofre com negligência de construtora

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 1/02/2011

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, tem acompanhado o drama dos moradores do condomínio Residencial Vitória, no Intercap, que teve o Bloco 2 afetado por um deslizamento de terra, já que a obra, por negligência da construtora, não teve a construção do Muro de Arrimo e o trabalho de contenção de encosta realizado, como estava previsto na planta.

A Defesa Civil, interditou o referido Bloco, com 14 residências, além de 28 casas próximas, devido ao risco de desabamento do talude (barranco), felizmente ninguém se feriu.

Os problemas no local vêm desde 2004, época em que o proprietário fez uma malha de cimento sobre o talude, mas isso não foi suficiente. A Prefeitura de Taboão da Serra abrirá processo de licitação para realizar obra de contenção no local, com solo grampeado. “A Prefeitura vai realizar obra de contenção no local, com solo grampeado. Essa construção foi feita, no mínimo, de maneira imprudente sem o Muro de Arrimo adequado, que deverá ser feito pelos responsáveis”, explica o secretário de Obras, Ricardo Rezende.


Em 2004 aconteceram os primeiros deslizamentos. “Na época o proprietário colocou uma malha de concreto sobre o talude, isso durou até o dia 25 de janeiro de 2010 quando ocorreu um novo deslizamento, dessa vez, um andar inteiro foi interditado e uma pequena parte do estacionamento também”, relatou a advogada Alessandra Silva Maciel, que defende os moradores.

Ela conta que acionaram judicialmente o antigo proprietário e construtor do imóvel, ele não cumpriu a exigência das obras no local. “No projeto original de 1997 há uma cláusula que o proprietário se responsabiliza por quaisquer danos causados às edificações quanto à construção dos muros ou paredes de arrimo. A situação é emergencial, alguma coisa precisa ser feita. O condomínio entrou com um processo contra os responsáveis”, disse a advogada.

O terreno que está desmoronando pertence à Prefeitura que interditou a rua Antônio Maciel de Oliveira, que fica acima do edifício. Já foram realizadas obras de captação das águas pluviais (chuva) para que o problema não seja agravado, também está previsto para os próximos dias, o reparo da via, com a utilização de material argiloso, recomendado pelo Instituto Geológico. “Estamos trabalhando na cidade toda, e o trabalho de recuperação da via já está sendo feito”, afirma Edson Galina, da Defesa Civil.

Texto e Foto: Marcelo Valladão

Comentários