GCM de Itapecerica flagra caminhão descartando entulho de forma irregular na cidade

Por Redação | 2/09/2019

Com informações do G1

A Guarda Civil Municipal flagrou na última quinta-feira, dia 29, o descarte irregular de entulhos em uma área de preservação ambiental próximo à rua Guarani, no Parque Santa Adélia, em Itapecerica da Serra.  A informação foi divulgada no sábado, dia 31, pelo SP2, da Rede Globo, quando os resíduos ainda estavam no local.

Segundo a reportagem, um caminhão que tem autorização do município de São Paulo para recolher resíduos na capital estava despejando os materiais na cidade. A GCM recebeu uma denúncia anônima depois que o veículo quebrou no local.

O descarte, segundo os moradores, é intensificado no final de semana. “Dá para escutar o barulho lá de cima, principalmente na sexta, sábado e no domingo. Começa de manhã e vai até à noite”, disse Regina Ferreira em entrevista à reportagem.

O caminhão pertence à A.S. Limpeza Urbana, com sede no Butantã. O proprietário da empresa, procurado, se manifestou dizendo que a culpa era do motorista. A A.S. já foi multada algumas vezes pela prefeitura de São Paulo. Entre as irregularidades, está a de transportar resíduo com carga elevada, acima da capacidade, e de dificultar a ação da fiscalização.

A Amlurb, órgão de limpeza urbana de São Paulo, afirma que as empresas têm de seguir a resolução do Conama, que prevê a destinação dos materiais em locais licenciados. Quem não seguir a determinação, pode pagar multa de R$ 16.000,00.

Grande parte de Itapecerica da Serra está dentro de áreas de preservação ambiental e nascentes que seguem para a represa Guarapiranga, que abastece mais de 4 milhões de pessoas no Estado, passa pela cidade.  

 

Comentários