Novos membros do Conselho Municipal do Idoso de Taboão da Serra tomam posse

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 19/08/2019

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) desempenha um papel fundamental na construção de políticas públicas para a terceira idade. Por ser um órgão consultivo e deliberativo, formado por membros da sociedade civil e do governo, ele é responsável por fiscalizar as ações do Poder Público e de entidades e, dentre outras atribuições, propõe medidas que garantam e/ou ampliem os direitos dos idosos. Neste sentido, a CMI de Taboão da Serra, ligado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou na terça-feira, 14 de agosto, a posse do colegiado do biênio 2019-2021. 

A cerimônia ocorreu na Sala dos Conselhos, no Pirajuçara, e reuniu conselheiros novos e antigos, além de autoridades municipais, como a secretária de Assistência Social Arlete Silva, a Promotora de Justiça do Idoso Dra. Maria Carolina da Rocha Medrado Soffredi e a vereadora Joice Silva. Também compôs mesa Telma da Silva Pinho, que fez parte da Comissão Especial Eleitoral, e Edvalda Nunes de Oliveira, representante do seguimento usuários.

À ocasião, Marlene Maria Erreira Benites, então presidente do CMI agradeceu os colegas e a oportunidade de estar à frente do órgão durante o biênio 2017-2019. “Só tenho o que agradecer. Além das reuniões, conseguimos desenvolver várias questões, tivemos conferências e capacitações dos profissionais. Só tenho a agradecer a oportunidade. Aprendi muito neste período com todos os outros conselheiros que estiveram comigo”, afirmou.

A secretária Arlete Silva deu boas vindas ao novo colegiado e colocou a prefeitura à disposição de todos. “Contem sempre com o Governo Municipal. Todos os secretários estão dispostos a vir aqui para serem sabatinados e para apoiar os pedidos de vocês”, afirmou. “Desejo que neste biênio de 2019-2021 vocês, conselheiros, façam palestras, visitem nossos espaços e escutem os idosos. Mantenham este diálogo constante. Nossos idosos precisam ser escutados, eles querem votar e também querem ter voz e isto é fundamental para construirmos políticas públicas eficazes e eficientes”, finalizou. 

Já Dra. Maria Carolina Medrado ressaltou o papel dos conselheiros e do Poder Público em prol dos idosos. “Nós, enquanto comunidade e enquanto Estado, precisamos ter sempre este olhar atento para os nossos idosos e garantir dignidade de vida em todos os anos que ainda lhes restarem e nós desejamos que sejam muitos”, disse. “Desejo aos novos conselheiros um biênio muito profícuo, de muito trabalho. Podem ter certeza que a Promotoria de Justiça do Idoso e o Ministério Público serão sempre parceiros”, finalizou a promotora.

Mesa Diretora

Após a cerimônia de posse, foram eleitos os novos membro da mesa diretora do CMI. Dra. Sandra Fidelis Leite Dalbosco, presidente da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Taboão da Serra, foi eleita presidente do CMI. A vice-presidência ficou com Jorge Paulino dos Reis (Jorge Cipó), da Secretaria de Esportes e Lazer. Já Margareth Sakai (representante dos grupos da Terceira Idade) e Marilene da Silva Santos (Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia) serão 1º e 2º Secretários, respectivamente.

Reuniões CMI

O Conselho Municipal do Idoso realiza reuniões ordinárias toda primeira segunda-feira de cada mês, às 9h. Os encontros são abertos ao público e acontecem na Sala dos Conselhos (Rua Luís Carlos Ventura, 79, Jardim Mituzi). Para conferir o calendário de reuniões e a relação completa dos membros do CMI e dos demais conselhos municipais acesse www.ts.sp.gov.br.

Comentários