Com ação especial, Secretaria de Assistência Social de Taboão comemora aniversário do ECA

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 14/07/2019

A secretária de Assistência Social de Taboão da Serra comemorou na sexta-feira, dia 12, com uma ação especial o aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente, que completou 29 anos de implementação no sábado, dia 13. A festa, que aconteceu no Cemur e contou com a ampla participação dos dos pequenos, também celebrou a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O ECA, criado em 1990, marcou a regulamentação dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes. Por isso, durante a programação foi mostrado à plateia mirim que acompanhava o evento a importância do estabelecimento do estatuto para a proteção integral da criança e do adolescente que vive em Taboão.

“Hoje e a gente e se comemora o ECA e também o dia do nosso CMDCA. E quem ganha com isso são vocês que estão aí”, disse Arlete Silva, secretaria de Assistência Social, às crianças e aos adolescentes. “O nosso trabalho é proteger o direito de vocês”, completou pedindo uma salva de palmas. Arlete também reforçou que “o trabalho em rede realizado pela causa é muito importante”.

O vice-prefeito Laércio Lopes defendeu que as “crianças devem começar a conhecer sobre este estatuto”, pois, segundo relatou, “é um dos melhores do mundo e serve de base para outros países”. Ele, no entanto, reconheceu caminho que ainda é preciso trilhar para alcançar tudo o que o ECA garante. “Precisamos de muitas políticas públicas e eu estarei sempre lutando e à disposição de todos”, finalizou.

“Eu acredito na importância desses encontros para que a população possa participar da discussão da evolução do ECA”, disse Robson Neves, que também participou do evento. Ela ainda explicou a história do estatuto, “fruto de uma participação popular muito intensa”, e relatou que a sociedade ainda tem muitos preconceitos com as crianças vulneráveis e isso precisa ser combatido. “Tenho a concepção de incluir as crianças em políticas públicas para a evolução”, disse.

A dra. Maria Júlia, da Vara da Infância e da Juventude de Taboão da Serra, falou de forma lúdica para a criançada sobre inclusão social mostrando um desenho da Turma da Mônica, que relatava a história de André, um menino autista. “Hoje a gente tem que trazer para perto da gente os diferentes, aprender a viver com eles”. Ela também fez um convite diferente à plateia mirim. “Vamos fazer uma festa no fórum lá em cima no Salão do Júri? A gente precisa conhecer, quem sabe alguns de vocês não queiram ser juízes, promotores advogados”, finalizou.

As crianças, durante a programação, tiveram ampla participação. Com teatro, apresentação de música, de dança e declamação de poesia deram um verdadeiro show sobre a relevância do Estatuto para os seus direitos. 

Além do vice-prefeito, Lércio Lopes, da secretária de Assistência Social, Arlete Silva, do secretário de Planejamento, Robson Neves, e da promotora da Vara da Infância e da Juventude, dra. Maria Julia, também estivera presentes a presidente do CMDDCA, Vanini Mandaj, e a conselheira tutelar, Silvani Ugrin.

Comentários