Apesar da mobilização contrária Fundação Casa deve ser instalada em Itapecerica da Serra

Por Sandra Pereira | 28/10/2009

A luta de Itapecerica da Serra contra a instalação de uma unidade da Fundação Casa, antiga Febem parece estar perdida. A obra na cidade já foi licitada pelo governo do Estado, o terreno ao lado do Centro de Detenção Provisória (CDP) já foi vistoriado, falta, agora, a autorização para o início da construção.

Resta para a cidade lutar e garantir as obras compensatórias, especialmente na área de educação e proteção social, como contrapartida pela instalação da Fundação Casa para não se repetir o mesmo enredo que se desenrolou durante a implantação do CDP, quando o governo nunca realizou as obras compensatórias.

O posicionamento do governo do Estado de implantar a unidade na cidade a despeito de toda a mobilização contrária ficou claro nesta terça feira durante a Audiência Pública realizada na Câmara Municipal com a participação dos vereadores, do prefeito Jorge Costa, do vice presidente da Fundação Casa, Cláudio Piteri, estudantes da cidade e integrantes da sociedade civil organizada. A Audiência Pública foi proposta pelo vereador Professor José Maria, um dos mais envolvidos na luta contra a instalação da Fundação na cidade.

O que mais chamou a atenção dos participantes da Audiência foi a apresentação feita por Cláudio Piteri. A instituição foi retratada como um verdadeiro mar de rosas. A oferta de cursos de qualificação o acesso aos serviços médicos, odontológicos, prática de esporte, aula de violão, Skate, além da estrutura física das unidades e do relacionamento entre os adolescentes e funcionários nem de longe lembraram que se trata de um local onde a tensão e os riscos são permanentes.


“A apresentação impressiona mesmo. Se é tão bom assim porque as cidades onde estão as unidades reclamam tanto”, questionou um estudante de 17 anos.
Ele foi até o local protestar contra a Fundação Casa e pedir a instalação da Fatec prometida em 2007 pelo governo do Estado para a Itapecerica.


Ironicamente, enquanto Cláudio Piteri falava sobre a importância da Fundação Casa e defendia o novo modelo que prevê a descentralização das unidades e o fim dos grandes centros de internação a cidade de Campinas registrava uma rebelião. “Nossa proposta é trabalhar junto com a família. Daí a necessidade de manter o adolescente mais próximo de sua região”, observou Piteri.


O vereador professor José Maria reclamou da decisão do governo de trazer a Fundação Casa para a cidade a despeito de toda a mobilização contraria. Ele criticou a imposição e lembrou que a cidade está situada 100% em área de proteção de manancial, portanto, não deveria receber a obra.


“Essa imposição é abusiva. Na época do CDP também foi prometida a uma série de contrapartidas que nunca foram concretizadas. A cidade foi enganada e nós não vamos deixar que isso aconteça novamente”, avisou José Maria.

Fotos da Audiência Pública:

casa.jpg

Plenário ficou lotado durante a Audiência Pública

casa5.jpg

Estudantes protestaram contra a Fundação Casa

casa2.jpg

Público levou cartazes para dizer não à Fundação

casa1.jpg

A maioria dos presentes era contra a implantação

Ze_maria.jpg

Vereador José Maria foi quem propôs Audiência Pública


Comentários