Prefeitos do Conisud lutam por Universidade Federal na região

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 27/10/2009


Os prefeitos da região do Conisud estão realmente empenhados em garantir a instalação de uma universidade federal na região. Em mais uma reunião de trabalho do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste, Jorge Costa e os prefeitos dos municípios que compõem o Conisud discutiram a instalação da Universidade Federal na região. O encontro aconteceu no último dia 22 de outubro, na sede da Prefeitura de Itapecerica da Serra.

Cada prefeito apresentou sua visão de luta e os trabalhos realizados em prol da educação. Jorge Costa enfatizou que desde 2007 vem lutando por uma universidade pública presencial e mostrou um projeto que está em andamento pela municipalidade. O prefeito de São Lourenço da Serra, Capitão Lener do Nascimento, falou sobre a Etec (Escola Técnica Estadual) que a cidade recebeu e disse que está preocupado com a apatia social dos jovens, que por falta de oportunidade de estudo acabam optando por caminhos obscuros.

Chico Brito, prefeito de Embu, apresentou um mapa com o local onde pode ser construída a universidade, próximo ao Rodoanel. Também presente à reunião, a prefeita de Juquitiba, Maria Aparecida Maschio, falou sobre a dificuldade dos estudantes em percorrer vários quilômetros para estudar nas universidades instaladas na cidade de São Paulo.

A representante do MEC (Ministério da Educação) Iara Bernardi explicou alguns detalhes sobre como deve ser feito e encaminhado o projeto para construção da Universidade Federal. Iara também tirou algumas dúvidas dos prefeitos. “Várias cidades lutam pela expansão das Federais e também das escolas técnicas em todo o Brasil. Se esta região lutar de forma organizada e juntar forças, a possibilidade do MEC construir a escola aumenta muito, pois o ministério prioriza as propostas organizadas em conjunto pelas prefeituras e leva em conta o desenvolvimento regional”, declarou.

Os prefeitos decidiram preparar um diagnóstico sobre as demandas dos municípios para apresentar ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em uma reunião que será agendada em Brasília. Como o slogan do Conisud é “6 municípios 1 pensamento”, os chefes do executivo acertaram que não importa a cidade onde vai ser construída a universidade, o empenho de todos é em concretizar esta missão.

A reunião contou ainda com a presença do superintendente do Conisud, Edgar Cruz; vice-prefeito Antonio Trolesi; presidente da Câmara Amarildo Gonçalves; vereadores Dr. José Martins e Jonas Feijó; secretárias de Educação Irani Roschel (Itapecerica), Rosimary Mendes de Matos (Embu) e Silvanilde (São Lourenço da Serra); e José Adinan Ortolan, vice-presidente da Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Comentários