Prefeitura de Embu inaugura Secretaria da Mulher

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 11/03/2019

A prefeitura de Embu das Artes entregou no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Mulher, equipamento que visa contribuir no combate à violência contra a mulher e que funcionará com plantão 24 horas, em parceria com a Guarda Civil Municipal, com viatura à disposição para atender situações de emergência.

Raquel Trindade, Elza Soares e Frida Kahlo, importantes artistas, estão retratadas num mural que decora o espaço, que conta com serviços de atendimento psicossocial, fisioterapêutico, jurídico, academia, brinquedoteca e espaço de beleza.

“A mulher tem uma força diferenciada, uma rotina pesada, trabalha fora, cuida da casa e dos filhos. Elas precisam de carinho e atenção”, declarou o prefeito Ney Santos, que também ressaltou a importância dos vereadores em esquecer a bandeira partidária para que a inauguração da secretaria fosse possível. “Isso demonstra que estamos no caminho cetro. Estamos assumindo aqui um compromisso com a população do nosso carinho e amor pelas mulheres da nossa cidade”, finalizou.

A advogada e secretária da pasta, Fernanda Rosário, destacou que apenas 7% dos municípios brasileiros possuem Delegacia da Mulher e que cerca de 52% das mulheres agredidas não denunciam. Lembrou ainda que a expectativa de vida de transexuais é de até 40 anos. “Nosso espaço teve custo zero praticamente. Recebemos doações e não vamos contratar novos funcionários, os que atuavam no Centro de Referência da Mulher vão continuar com a gente”, disse. Fernanda aproveitou a data para homenagear sua tia e sua sogra, mulheres que inspiraram a sua vida. “Espero que este espaço dure 10 anos e que depois disso, quero ter esperança de ninguém mais precisar dele”, falou.

O pastor Marco Roberto, chefe de Gabinete, lembrou que o 8 de março foi comemorado oficialmente em 1977, ano que ele nasceu. Ressaltou ainda que no Brasil o número de crianças que não são registradas é o dobro da população da Argentina. Floralice do Carmo Nunes da Silva, delegada da Delegacia da Mulher de Embu das Artes, frisou que “ser homem não é bater em mulher” e destacou o trabalho conjunto que vem realizando com a Prefeitura e a Câmara Municipal.

A festividade contou com abertura da Banda Municipal de Embu das Artes e intervenção artística da atriz Fabiana Carvalho. Secretários municipais e vereadores prestigiaram o evento, assim como autoridades policiais. A Secretaria da Mulher fica na rua Dona Bernadina, 37, Jd. Arabutan. Mais informações: (11) 4704-0238/ 4704-4745. Confira aqui a programação completa do Mês da Mulher.

Comentários