Eleição da mesa diretora da Câmara de Taboão

Por Sandra Pereira | 7/12/2010

Depois de uma acirrada disputa marcada por vários episódios e especulações de bastidores a Câmara Municipal de Taboão da Serra deverá escolher nesta terça-feira (7) a nova mesa diretora da Casa para o biênio 2011-2012. A eleição da Mesa foi incluída na pauta da sessão, mas no final da tarde desta segunda-feira vários boatos circulavam dando conta de que a votação poderia ser suspensa.

Mas, como o  atual presidente da Câmara, José Luiz Elói, publicou o assunto na pauta da sessão os boatos perderam força. Mesmo assim, ainda havia quem acreditasse que poderia ser feita alguma ação visando impedir a votação.

A razão para a disputa pela mesa diretora da Câmara de Taboão ser tão intensa é uma só: pela primeira vez na história da Casa dois grupos brigam pelo comando do Legislativo local. O primeiro grupo, denominado de alto clero, conta com vereadores experientes como Olívio Nóbrega, Elói e Paulo Félix, que na prática representam a continuidade do poder no local. Já o segundo grupo, chamado de baixo clero, é formado principalmente por vereadores novatos como Cido, Alexandre Depieiri e Arnaldinho.

A sorte está lançada de ambos os lados. O que sabe é que a disputa pela mesa diretora foi uma das mais acirradas dos últimos tempos. Chegando a registrar até mesmo boatos de afastamento de vereador. A guerra pelo poder de comandar a Casa passa especialmente pela eleição de 2012. Esse é o fator decisivo para tamanha disputa, uma vez que o Legislativo de Taboão não vive um dos melhores momentos de sua história.

Quem "vencer" a guerra pelo poder na Câmara vai herdar funcionários insatisfeitos, conforme relatos constantes recebidos pela reportagem do Jornal na Net, e a necessidade urgente de fazer adequações para atender ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público.

De acordo com o site o Taboanense, durante o expediente (primeira parte da sessão) será votada a ata da sessão anterior, em seguida o material de expediente, as indicações e requerimentos. Logo em seguida, de acordo com o artigo 25 da Lei Orgânica, tem início a votação. Para escolher a nova mesa, os vereadores votam entre si, começando do cargo de segundo secretário, passando em seguida para a votação de primeiro secretário, vice-presidente e presidente. Essa ordem pode ser alterada sema aviso prévio, quem determina é o presidente que dirige a sessão.

Ainda segundo o site, os votos dos vereadores são abertos ao público e devem ser feitos no microfone, porque desde 2002 não existe mais votação secreta na Câmara Municipal. A previsão é que a escolha da nova mesa termine por volta das 20h. Todas as sessões são abertas ao público, mas quem quiser acompanhar a eleição tem que chegar cedo, pois o plenário deve ficar lotado.

Comentários