Aversud encerra ações de 2010

Por Sandra Pereira | 2/12/2010

A Associação dos Vereadores da Região Sudoeste (Aversud) finalizou as atividades de 2010 apresentando um balanço das ações realizadas durante o ano, na quarta-feira, 1 de dezembro, na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra com a presença de vários vereadores da região, do prefeito de Embu das Artes, Chico Brito e o deputado estadual eleito Geraldo Cruz.

No final do evento o presidente da União dos Vereadores de São Paulo ministrou palestra sobre a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itapecerica da Serra, Antonio Ferreira de Sousa, e o novo presidente ACE Taboão da Serra, José Batista de Sousa prestigiaram a atividade representando os empresários da região.

O presidente da Aversud, vereador Wagner Eckstein (PT - Taboão), relatou que a entidade nasceu no seio das discussões sobre os problemas que a região enfrenta nas áreas de saúde e segurança. Ele lembrou a participação dos vereadores da região na comitiva que foi à Brasília em pedir a liberação dos recursos para a construção da infraestrutura do Parque da Várzea do Embu-Mirim e a mobilização pela implantação da Universidade Federal no Parque.

“Temos a honra de encerrar esse primeiro ano de atividade com um balanço positivo e a conquista da Universidade Federal da nossa região”, resumiu o presidente, afirmando que os vereadores demonstraram na prática que o desenvolvimento da região deve ser prioridade independente de interesses pessoais e partidários.

O tesoureiro da Aversud, vereador João Miranda (PSB - Itapecerica), afirmou que a meta da entidade é unificar os interesses da região e lutar coletivamente por melhorias nas áreas de saúde e educação e segurança. “Temos que nos unir porque sozinhos não vamos conseguir avançar”, afirmou.

Já o 1º secretário da entidade, vereador André Despézio (PDT - São Lourenço da Serra, argumentou que a presença do deputado eleito Geraldo Cruz ao evento representa uma prova de que a região contará com um representante legítimo na Assembleia. “A nossa região ganhou um presente com a eleição de Geraldinho. Ele vai nos representar bem na Assembleia porque conhece as nossas reais necessidades”, observou.

O deputado eleito Geraldo Cruz falou sobre a sua responsabilidade com os moradores da região conferida por meio da votação que obteve em cada cidade. Ele pediu o apoio dos vereadores ao seu mandato por meio da discussão e debate de temas de interesse de cada cidade.

Geraldo defendeu a mobilização regional como a forma mais eficaz de garantir políticas públicas que venham a melhorar a vida da população. Ele revelou não se sentir otimista em relação ao mandato de Geraldo Alckimin no governo de São Paulo, alegando que ele já ocupou o cargo e não conseguiu suprir as demandas locais no tocante às políticas públicas.
“Se ele me surpreender terei a grandeza de ir à Tribuna e dizer que eu estava errado”, emendou.

O deputado enfatizou que a Aversud não pode deixar de debater questões como saúde, educação, transporte público e segurança. “Essas bandeiras vão nos unir e mostrar e nortear a nossa atuação conjunta”, presumiu.

O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, lembrou que 90% da votação de Geraldo Cruz veio das cidades que formam o Conisud, Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica, São Lourenço, Juquitiba e Embu-Guaçu. Para ele a eleição do seu antecessor mostra a importância e a viabilidade do voto distrital. “Geraldo pode contar com os prefeitos e vereadores da nossa região para nos representar junto ao governo do Estado e o governo federal”, prometeu.

Em relação à Aversud Chico Brito salientou que a entidade veio unir forças com os prefeitos para pensar os problemas de comuns de forma regionalizada. De acordo com ele, a luta e a conquista da Unifesp é uma prova concreta de que a mobilização regional pode se traduzir em importantes conquistas. Para ele, a questão da coleta de lixo também carece de uma solução regionalizada.

“Taboão gasta hoje 25 milhões mandando lixo domiciliar para fora da cidade, se nós tivéssemos uma usina de lixo regional esse custo iria cair pela metade. Com as outras cidades aconteceria a mesma coisa”, disse.

O palestrante da Uvesp, Sebastião Missiara lembrou que os vereadores representam a base das forças políticas, já que estão mais próximos da população, vivem o cotidiano das cidades, conhecem de perto os problemas e as suas possíveis soluções. “Quando o Legislativo se reúne é o maior poder da cidade. O vereador entra em qualquer repartição pública. Já o prefeito só poderá entrar no plenário da Câmara em sessão se for convidado ou convocado”, finalizou.


Comentários