Prefeitura discute melhorias na segurança pública com comerciantes do Centro

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 6/06/2017

Os secretários municipais de Segurança, Dr. Oswaldo Cardenuto, e de Governo, Dr. Claudio Silvestre Junior, receberam um grupo de comerciantes do Centro de Itapecerica da Serra para tratar de ações de segurança na região. No encontro realizado no Gabinete do Prefeito Jorge Costa, na manhã desta quarta-feira, 24 de maio, os representantes da Prefeitura apresentaram diversas iniciativas para inibir assaltos e abriram um canal direto de comunicação com os empresários.

Dr. Oswaldo iniciou a reunião dando um panorama de como encontrou a Secretaria de Segurança no início do ano. Explicou que teve que reestruturar a logística e reorganizar a escala da guarda para melhor atender a população. “Encontrei a guarda com muita gente afastada, viaturas quebradas, sem comando”, contou o secretário, que teve como primeira missão resgatar a moral da corporação.

Atualmente, com a Administração do prefeito Jorge Costa, todas as viaturas estão em funcionamento e a cidade ganhou uma Base Móvel da GCM. Dr. Oswaldo destacou que o patrulhamento cresceu 400%: hoje são três viaturas, duas motos, uma Base Móvel e duas ROMUs (Rondas Ostensivas Municipal Urbana) na rua.

Os comerciantes apontaram os principais problemas que têm encontrado na área da segurança e colocaram como maior gravidade os assaltos realizados durante a madrugada. Dr. Claudio Silvestre, secretário de Governo, propôs ‘linkar’ as câmeras de segurança das lojas do Centro com o Sistema de Monitoramento da Prefeitura. “Uma vez divulgada essa integração, com certeza irá inibir as ocorrências na região”, explicou. Dr. Claudio (Juninho) ainda sugeriu marcar uma nova reunião, agora com a presença do comandante da Polícia Militar, para ampliar os esforços pela segurança na região central.

Sobre o Sistema de Monitoramento, Dr. Oswaldo contou que ele foi totalmente renovado, e em breve será ampliado. Segundo o secretário, das 34 câmeras, 12 estavam apagadas e oito sem foco no início do ano. “Hoje as 34 câmeras estão funcionando com nitidez”, comemorou.

O secretário de Segurança explicou também que a Prefeitura precisa aumentar o efetivo da GCM, atualmente com 72 guardas. Porém isso só será possível no ano que vem, pois não há Orçamento em 2017 para a contratação dos aprovados no concurso.

Com o resultado extremamente positivo do encontro, os empresários agradeceram o canal de diálogo aberto com a Prefeitura, a atenção dos representantes e se comprometeram a criar um grupo fechado de segurança pública no Centro, com a participação do Poder Executivo. “Sou secretário do município, estou aqui para atender vocês”, finalizou Dr. Oswaldo.

 

Comentários