Jorge Costa é eleito presidente do Conselho Consultivo da Região Metropolitana

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 19/03/2017

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, é o novo presidente do Consulti - Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo. A eleição foi realizada na manhã desta quinta-feira, 16 de março, durante a 17ª reunião do órgão, que aconteceu no Auditório da sede da Prefeitura. O vereador de Taboão da Serra, José Aparecido Alves, o Cido, foi eleito vice-presidente do Consulti.

O encontro contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos Brígida Sacramento, assessora da Casa Civil do Governo do Estado; Humberto Parro, técnico da Emplasa - Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano; presidente da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, Pastor Márcio Roberto; representantes das Prefeituras de Embu-Guaçu, Taboão da Serra, Juquitiba, Cotia e Embu da Artes; vereadores e secretários municipais.

“Nossa região tem muitas necessidades. Tenho certeza que daremos um grande passo para que possamos fazer o que nossa população tanto precisa”, discursou Jorge Costa na abertura dos trabalhos. O objetivo do Consulti é discutir problemas dos municípios da região e buscar soluções conjuntas para serem viabilizadas por meio de legislação estadual.

“Para mim vai ser uma grande honra aprofundar regionalmente a discussão de vários temas muito importantes para a nossa população”, disse o vice-presidente do Consulti,vereador Cido.

Em seguida, Brígida Sacramento e Humberto Parro falaram sobre a importância em estabelecer o PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), e da participação da sociedade civil em sua estruturação. “Precisamos estancar essa loucura que é o crescimento urbano desorganizado”, alertou Parro.

Após a eleição do Conselho, foi marcada para o próximo dia 31 a primeira reunião da Comissão Temática Especial, para dar prosseguimento aos trabalhos. O prefeito de Itapecerica da Serra reforçou a necessidade em dar celeridade no processo, traçando uma meta para finalizar o trabalho. De acordo com Jorge Costa, é preciso entregar o documento com as demandas para virarem projeto de lei e ser votado ainda este ano, pois 2018 é ano eleitoral, o que adiaria o atendimento às demandas regionais.

No final, os representantes de cada cidade apresentaram alguns problemas locais que precisam de uma solução conjunta, como: dificuldades e morosidade do licenciamento ambiental por meio da Cetesb, tributação nas divisas dos municípios e mobilidade urbana. Jorge Costa também falou sobre a necessidade de agilizar o processo para a abertura de empresas, o que representaria recursos para a cidade e empregos para a população.

Comentários