GCM de Itapecerica da Serra comemora quinze anos

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 6/10/2009

A sede da Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra ficou lotada durante a comemoração dos quinze anos de criação da corporação. A solenidade contou com muitos discursos de congratulação e foi seguida por um churrasco de confraternização.

A abertura do evento ficou a cargo da Banda de Música da GCM de Itapevi, que executou o Hino Nacional.

O vice-prefeito de Itapecerica destacou a importância da guarda para a segurança da cidade. Segundo Trolesi, além de cuidar do patrimônio público, a GCM também auxilia o munícipe prestando outros atendimentos.

O secretário João Pereira disse que a Guarda Civil tem prestado um grande trabalho para a população. “A guarda participa de todos os eventos em Itapecerica. Estas ações fazem com que a nossa segurança fique muito melhor”, destacou.

Nesta Administração foi estabelecido convênios com o Ministério da Justiça (PRONASCI e SENASP) e com a Polícia Federal, que está em fase de implantação.

Atualmente, a GCMIS é comandada por Claudio Pavanelli e conta com 73 GCMs, sendo 72 homens e uma mulher. A guarda possui cinco viaturas, quatro motos, armas para proteção, rádio comunicação e coletes balísticos individuais. Executa serviços de ronda nos prédios públicos, segurança no Complexo Administrativo, ronda escolar, ronda rural e apoia todas as secretarias municipais quando solicitada.

Para o comandante Pavaneli, a GCM ainda é uma adolescente que tem problemas, avanços e uma bela história. Ele falou sobre as primeiras guardas criadas na época do Brasil Império, o reconhecimento do governo federal e sua participação nos debates sobre segurança pública. “A maioria dos GCMs são pessoas de bem e trabalham com a missão de proteger o cidadão. Em baixo do uniforme existe um homem que saiu do povo”, finalizou. O comandante agradeceu a todos e chamou o vice-prefeito Trolesi para entregar a medalha de 3º Grau Prefeito Antonio Baldusco ao GCM Walicek, pelos relevantes serviços prestados.

Após a cerimônia de comemoração dos 15 anos, foi servido um bolo e a festa continuou no churrasco de confraternização no sítio Santo Expedito.               

Histórico da GCMIS

A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra foi criada pela lei municipal nº 833 de 22 de setembro de 1994. Iniciou suas atividades em 1º de março de 1995, com um efetivo de 27 GCMs,  comandada por Gilberto Castilho, major reformado do Exército.

Apesar das dificuldades enfrentadas, a GCM atendeu diversas ocorrências e tem prestado excelente trabalho ao munícipe. Na hora que os fatos policiais acontecem, os guardas são chamados, prestam auxílio ao público e ajudam em diversas situações.

A Administração Jorge Costa investe na valorização do profissional. Recentemente foi implantado o plano de carreira, adicional de risco de morte, além da aquisição de coletes balísticos individuais.

Prestigiaram a solenidade, João Pereira, secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte; Cláudio Pavaneli, comandante da GCM; Amarildo Gonçalves (Chuvisco), presidente da Câmara; vereadores José de Moraes, Clóvis Pinto e João Miranda; vice-prefeito Antonio Trolesi, que representou o prefeito Jorge Costa; Eduardo Leite Barbosa, comandante da GCM de Embu Guaçu; Inspetor Ailton, representando Gilson Menezes, comandante da GCM de Osasco; Kleber Maruxo, comandante da GCM de Itapevi; M. Neto, subcomandante da GCM de Jandira; Alonso, supervisor da GCM de Taboão da Serra; Adriano Riqueira Costa, 1º tenente do Corpo de Bombeiros de Itapecerica; inspetor Cruz, representando o comandante Dirceu da GCM de Embu; Miguel da Silva, representando o vice-prefeito de Embu; e Ezequiel Edson Faria, presidente da ABRA-GUARDAS Associação Brasileira das Guardas Municipais.


Comentários