Advogados de Aprígio dizem que ele vai depor na CEI contra a Cooperativa Vida Nova no dia 8

Por Sandra Pereira | 24/05/2016

Os advogados do presidente da Cooperativa Habitacional Vida Nova, o ex-vereador José Aprígio da Silva estiveram na terceira reunião da  Comissão Especial de Inquérito (CEI)  criada para investigar o processo de desdobro da Avenida Vida Nova  para protocolar documento informando que ele vai prestar depoimento no próximo dia 8. De acordo com o presidente da CEI, Eduardo Lopes, a Câmara fez 8 tentativas de convocar Aprígio para depor, mas nenhuma delas teve sucesso. Os advogados dele disseram à imprensa que houve falta de comunicação e Aprígio soube da sua convocação pelos jornais. Eles negaram que Aprígio estivesse se escondendo da CEI e disseram que ao final dos trabalhos a cidade vai concluir que a Cooperativa é 100% idônea. 

Entretanto, a fala dos advogados constituídos por Aprígio segue na contramão dos depoimentos prestados anteriormente por dois secretários municipais da cidade, o de Obras, Rogério Balzano e o Jurídico Joel Ney De Santics. Ambos afirmaram haver indícios claros de irregulares no processo de desdobro do segundo terreno adquirido pela cooperativa Vida Nova. Também fizeram questão de enfatizar que a Cooperativa “deve” ao município mais de R$ 37 milhões por não ter destinado área institucional para a construção de equipamentos públicos pela prefeitura. 

A terceira reunião da CEI foi marcada a oitiva de Aprígio e da ex-secretária de Habitação Ângela Amaral, que comandou a pasta no governo de Evilásio Farias. Nenhum dos dois compareceu. Aprígio foi representado pelos advogados e teve depoimento agendado para o dia 8. Ângela Amaral justificou a ausência por escrito. Disse que atualmente mora e trabalha em São Paulo e se pôs à disposição para prestar esclarecimento em outra data. 

“Viemos representar o presidente da cooperativa. Queremos esclarecer que o senhor Aprígio está à disposição da Comissão Especial de Investigação para todos os esclarecimentos. Até gora não tínhamos ainda recebido nenhuma intimação formal”, afirmou o advogado José Augusto Trovato. 

A presença dos advogados de Aprígio ao que tudo indica serviu para apaziguar o clima da CEI que desde o seu começo tinha tom “pesado”. Em dado momento Eduardo Lopes permitiu a presença do público. Entretanto, havia poucas pessoas do lado fora do plenário. Outro fato que chamou a atenção foram as deliberações rápidas, praticamente sem comentários e a quase total ausência de críticas ao presidente da Cooperativa Habitacional Vida Nova, fato corriqueiro na oitiva anterior.

Comentários