Chico Brito recebe Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 18/05/2016

O prefeito Chico Brito recebeu na segunda-feira (16/5) o “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor” das mãos dos representantes da entidade, conquistando o 2º lugar na categoria “Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária” e o Selo “Inovação e Sustentabilidade”.

O Sebrae avalia as boas práticas de prefeitos no estado de São Paulo em prol da micro e pequena empresa, reconhecendo a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Na presença dos secretários municipais e vereadores, Chico Brito recebeu as placas dos prêmios pelo gerente regional do Sebrae em Osasco, Carlos Alberto de Freitas, e pela gestora do Posto de Atendimento do Sebrae-SP em Embu das Artes, Viviane Teixeira Zugaya.

“A premiação é uma demonstração de que estamos no rumo certo e agradeço a toda minha equipe, secretários e colaboradores, além da Câmara de Vereadores, pois essas conquistas são frutos de muito esforço para atender bem a população”, disse Chico Brito.

Segundo Carlos Alberto, as micro e pequenas empresas sãos as que mais empregam, admitindo 7 vagas a cada 10 empregos, o que significa que a Prefeitura está beneficiando metade dos trabalhadores empregados do município.

Sobre  o prêmio “Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária”, Carlos afirmou que é um reconhecimento pela atuação da gestão em incentivar as  empresas estabelecidas a oferecerem produtos e serviços com segurança sanitária, o que é muito difícil em outros municípios, respeitando normas de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos e, ao mesmo tempo, sendo bem constituídas e atendendo à população e aos turistas com qualidade.

Já sobre o selo “Inovação e Sustentabilidade”, ele disse que o prefeito foi contemplado pela ação da Prefeitura em potencializar a reciclagem de resíduos, com a geração de emprego e renda entre micro e pequenas empresas, dentro de um ambiente delicado de Mata Atlântica.

Os projetos vencedores


Concorrendo com 423 inscritos, sendo 301 prefeituras, Embu das Artes ficou com o 2º lugar na categoria “Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária”  perdendo apenas para o município de Socorro.

Com o título Vigilância Sanitária em Boas Práticas de Procedimento, o projeto da Prefeitura de Embu das Artes, via Vigilância em Saúde, foi desenvolvido com objetivo de orientar e qualificar, através da capacitação, as áreas de fabricação, manipulação, armazenamento, comércio e consumo de produtos de interesse à saúde para os pequenos negócios locais, fomentando a prevenção, proteção e promoção da saúde da população, aumentando a oferta de produtos seguros por meio da implantação das Boas Praticas de Fabricação (BPF) pelos estabelecimentos presentes no município, como alimentícios, salões de beleza e estética, farmácias, academias e consultórios odontológicos em atividade no município.      

“Para a Vigilância em Saúde, especialmente a Sanitária, receber esse prêmio no último ano da gestão do prefeito nos deixou muito felizes, pois condecora um trabalho de reestruturação da Vigilância, com boas práticas que consistem em estimular a educação em saúde junto às empresas, culminando em uma melhor segurança alimentar que proprorcionará lucros ao empresário por ser reconhecido em disponibilizar produtos de qualidade ao consumidor”, declarou a secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie.

Selo “Inovação e Sustentabilidade”. Baseado em ações de 2015, o que motivou a premiação foi o provimento do Sistema de Coleta Seletiva de materiais recicláveis e eletroeletrônicos, com a ampla coleta de porta em porta, estruturação da triagem e comercialização em cooperativas de trabalho, incentivo à relação com empreendedores do município, impulsionando o retorno dos materiais ao ciclo produtivo, capacitação da equipe do Galpão de Reciclagem de Produtos Eletroeletrônicos (que fica no Jd. Santo Eduardo), o fortalecimento de empreendimentos formais e a geração de emprego e renda.

“Pensamos na questão da preservação ambiental, geração de renda e no empreendedorismo ao incentivarmos trabalhos em cooperativas”, falou a diretora de Planejamento Urbano, Joana Gabos, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Comentários