Taboão da Serra trabalha para implantar Programa Família Paulista

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 17/03/2016

A Prefeitura de Taboão da Serra está empenhada na implantação do Programa Família Paulista, do Governo do Estado, cujo intuito é combater a extrema pobreza e, em contra partida, promover o ser humano. Para isto, a Equipe Gestora, formada pelas Secretarias de Assistência Social, Habitação, Educação, Administração, Obras, Comunicação, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Gestão de Pessoas, se reuniu na última segunda-feira, 14 de março, para definir algumas das estratégias de atuação. 

À ocasião, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, destacou que o programa vai além da transferência de renda. “O Programa Família Paulista é destinado às famílias cuja renda seja menor ou igual à R$77,00 por pessoa. Porém, a ideia não é apenas dar um subsídio financeiro, mas toda a Prefeitura trabalhar em rede e se articular para atender estas famílias de modo que elas saiam da extrema pobreza proporcionando mais qualidade de vida”, ressalta. 

Arlete Silva exemplificou como será o trabalho em rede. “Por exemplo, a equipe vai a campo e percebe que determinada família se encaixa no perfil do programa porque um membro está desempregado. Esta pessoa será encaminhada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde poderá passar por capacitação e, posteriormente, concorrer a vagas de emprego”, disse.

Família Paulista

Assinado em dezembro de 2015, o Programa Família Paulista prevê o repasse de R$ 3.192.947,50 para o combate a extrema pobreza. A parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado tem duração de 24 meses e vai desde a assinatura do contrato e criação de Plano de Ação, até a implementação do programa. 

O projeto ainda prevê a contratação de técnicos sociais (assistentes sociais e/ou psicólogos), além de entrevistadores. Estas pessoas irão a campo, para mapear o território e assim, identificar quais as famílias em situação de vulnerabilidade que se encaixam no perfil do programa e dar andamento as estratégias de atuação.



Comentários