Prefeitura realiza reunião para enfrentar incidentes causados pela chuva

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 30/12/2015

Prefeitura realiza reunião com intenção de unir forças para enfrentar incidentes causados pela chuva A vice-prefeita de Itapecerica da Serra, Regina Corsini, comandou, na manhã do último dia 30 de dezembro, uma reunião com a presença de diversos secretários municipais. O encontro teve como objetivo a construção de equipes de trabalho, envolvendo todas as pastas da administração municipal, para atuarem junto a Defesa Civil.

Desde o último final de semana a cidade sofre com a ocorrência de fortes chuvas, provocando deslizamentos e inundações em vários pontos do município. O acumulado chega a 180 milímetros de precipitação, enquanto a média histórica está na faixa dos 80 milímetros.

“Precisamos estar prontos pra enfrentar qualquer tipo de situação, inclusive durante o feriado. A Defesa Civil e os técnicos da prefeitura estão trabalhando incessavelmente para atender as ocorrências, inclusive em um trabalho importantíssimo de prevenção e monitoramento”, contou a vice-prefeita.

Até agora, 537 pessoas foram removidas de suas casas devido a riscos provocados pelas tempestades. Todas as famílias estão recebendo o apoio da prefeitura, sendo direcionadas a abrigos públicos ou à casa de parentes, recebendo completa assistência em ambos os casos.

A cidade de Itapecerica da Serra decretou “Situação de Emergência” desde o último dia 28 de dezembro. Segundo a Defesa Civil, 122 casas já foram interditadas nos loteamentos do Mirante da Lagoa, Jorge Flado, Jardim Paraíso, Analândia e Jacira; outras áreas estão sendo monitoradas e este número pode aumentar. Outras 21 famílias do loteamento Vila dos Sapos já voltaram para suas casas.

“Estamos trabalhando com equipes em vários pontos fazendo uma análise técnica de diversos imóveis. Recebemos o apoio ainda da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, do Instituto Geológico e de peritos da empresa Pangea”, contou o secretário municipal da Defesa Civil, Mauricio Rocha.

A Prefeitura de Itapecerica salienta ainda que as pessoas que tiverem suas casas interditadas devem acatar a determinação, e que a retirada dos objetos de dentro dos imóveis só deve ser feita com a autorização da Defesa Civil e de engenheiros da prefeitura. O não cumprimento das ordens configura desrespeito a lei.

Segundo o secretário de Habitação, Rodrigo Moreira, “62 famílias já estão recebendo o “Auxílio Moradia”, as demais receberão assim que entregarem a documentação completa; funcionários da prefeitura estão auxiliando no processo”.

Os telefones de emergência da Defesa Civil são o 4666-4435 ou 199, já a Guarda Civil Municipal atende pelos números 4668-1427 ou 153, pelos quais o cidadão pode solicitar ajuda referentes a deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, ou qualquer desastre que coloque em risco a segurança da população.

Participaram ainda da reunião o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Fábio Cravo Roxo; secretária de Inclusão e Desenvolvimento, Elaine Silva; secretário de Obras, Pr. Márcio Roberto; secretária de Governo, Leonor Lopes; superintendente da Autarquia de Saúde, José de Moraes; chefe de gabinete do prefeito, Juliana Diniz Amaral Nasraui, o comandante da GCM, Ramos, e o sub-comandante Neves; além de representantes das secretárias de Assuntos Jurídicos, Finanças e Segurança Trânsito e Transporte.

DOAÇÕES

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra está arrecadando mantimentos para as famílias desalojadas vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade. Centenas de pessoas estão fora de suas casas e precisam de ajuda.

O posto de coleta de donativos foi instalado no Complexo Administrativo da Prefeitura, localizado na Avenida Eduardo Roberdo Daher, 1135, no Parque Paraíso. As famílias precisam prioritariamente de água e também de alimentos não perecíveis.Produtos de higiene também estão sendo arrecadados
Contamos com a sua solidariedade neste momento difícil.

Comentários