Governador suspende reorganização mas escolas continuam ocupadas na região

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 6/12/2015

Após protestos, o governador Geraldo Alckmin anunciou na última sexta-feira, dia 04, a suspensão da proposta da reorganização nas escolas estaduais, no entanto, mesmo com o pronunciamento oficial, os alunos permanecem nas ocupações, uma vez que acreditam ser uma "jogada" a determinação de suspender e ampliar o dialogo com os pais e alunos.  

De acordo com o pronunciamento do governador, nenhuma escola será fechada e os alunos continuam em suas respectivas escolas, e o ano de 2016 será ampliada as conversas com relação a implantação da reorganização escolar, que prevê separar os estudantes por ciclos, ou seja, a unidade escolar receberá alunos da mesma faixa etária.  

"Alunos continuam nas escolas em que já estudam. Os debates serão feitos em 2016. Eu escutei e respeito a mensagem dos estudantes e seus familiares, com suas dúvidas e preocupações em relação à reorganização das escolas aqui no nosso Estado. Por isso, nós decidimos adiar a reorganização e rediscuti-la escola por escola com a comunidade, com estudantes e, em especial, com os pais dos alunos", disse na sexta-feira, o governador durante pronunciamento do adiamento da reorganização. 

A região conta com cinco escolas ocupadas sendo duas em Taboão da Serra, duas em Embu das Artes e uma em Itapecerica da Serra. De acordo com informações, os alunos permanecem nas escolas mesmo com o posicionamento do governador e reconhecem que é uma vitória dos alunos que lutaram para atingir o objetivo de atrair atenção do governador para o diálogo.  

Na página do facebook, os alunos da Escola Domingos Mignoni, em Taboão da Serra se posicionaram contrários ao posicionamento de adiamento e não cancelamento da proposta. "Em relação a dúvida de muitos, vou dizer Quando vão voltar as aulas!! Simples! Só voltam quando o governo der o que nós queremos, não só em palavras como o Governador enfatizou em sua última aparição em rede nacional, mas sim em papel que é o importante! E não tem negociação para 2016! Simplesmente não vai acontecer a Reorganização desta maneira radical e ponto", escreveram na tarde deste domingo.  

Na Escola Asa Branca em Itapecerica da Serra, a nota pelo facebook é semelhante. "Nossas reivindicações não foram respondidas pela Secretaria de Educação de Itapecerica da Serra, e esta suposta "suspensão" da reorganização não é certeza. Queremos uma " Revogação do projeto" e não um adiamento. A ocupação Asa Branca da Serra junto com as mais de 200 escolas ocupadas não iremos desocupar neste primeiro momento". 

Comentários