Agência de Jornalismos das Periferias tem representante de Embu das Artes

Por Outro autor | 9/11/2015

Crescer em periferia é viver um cotidiano e ver sua pior parte retratada pela grande mídia. Problemas de ordem social, tornam-se, também, de ordem psicológica e moral. Esse modo de fazer jornalismo contribui para que a autoestima dos moradores dessas regiões seja reduzida a minúsculos grãos.

É preciso vivenciar o contexto, ou estar muito próximo dele, para retratar com dignidade a situação, de forma que a atenção se volte às reais necessidades e direitos das pessoas.

Eu estava com essas reflexões quando conheci o então projeto Blog Mural, em meados de 2012. Um Blog que retratava sob um novo prisma a periferia da capital paulista, hospedado dentro da Folha de São Paulo. Além de chamar atenção para os problemas locais, pude ler histórias que existiam por trás de um sorriso de alguém que era o meu vizinho.

“É a vez da voz”, pensei. O povo finalmente contemplado em sua complexidade, para além dos holofotes comuns.

O tempo passou e o Blog cresceu, virou Agência Mural: a primeira especializada em notícias nas periferias da capital e municípios arredores. Inaugurada na última quinta-feira (05), no espaço Ação Educativa, no centro de São Paulo, os correspondentes encheram o lugar de ideias, esperanças e comemoraram o nascimento de um sonho.

Moradora de Embu das Artes há quase 30 anos, assumi a cobertura da região e espero, como jornalista, não apenas ter boas histórias para contar, mas realizar essencialmente a prestação de serviço público, que acredito ser parte indissolúvel da profissão.

Sobre o Projeto

Em 2010, o então Coordenador jornalista Bruno Garcez, em parceria da Folha de São Paulo com o ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas), criou o projeto que consistia em abordar a periferia de São Paulo sob outro viés, em um Blog dentro do jornal. Assim nasceu o Blog Mural.

O sonho de crescer chegou rápido: criar uma agência de notícias especializada em periferia, com um modelo inovador, a ser aplicado e replicado em outras cidades e países.

Cinco anos se passaram até que a Agência tomasse forma. Hoje, já Agência Mural, o projeto conta com novos produtos, como Guia de Empregos na Periferia, Mural nas Escolas, Expo-Mural e Memória Mural.

 Por Sílvia Vieira Martins 


Comentários