Gestão Fernando Fernandes investe em Educação Inclusiva

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 19/10/2015

Visando garantir o acesso a uma Educação Inclusiva, a Prefeitura de Taboão da Serra tem intensificado os programas na rede de ensino. Somando, por exemplo, os atendimentos que são feitos pelo Grupo de Apoio Pedagógico Especializado (GAPEs) e pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), o número de alunos beneficiados é de 784, contabilizando mais de 14 mil atendimentos no primeiro semestre de 2015.  

O GAPEs, que ocorre em 18 escolas-polos, tem por objetivo auxiliar alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem. O AEE, presente em 19 escolas-polos, visa atender crianças com deficiência física, intelectual, sensorial, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e com altas habilidades.  

Os professores que atuam nesses programas possuem formação em psicopedagogia e, além de desenvolver atividades com os alunos, no contra turno do ensino regular, também dão apoio aos educadores do ensino fundamental I.  

“São formados grupos de 3 a 5 alunos, em que o nosso objetivo principal é auxiliar o ensino regular, focando nas dificuldades e em termos de coordenação motora e nas atividades lógicas por exemplo. E para isso, é muito importante o uso de jogos e o investimento no lúdico. Temos as segundas-feiras reservadas para dar apoio aos professores, coordenadores, diretores e sugerir atividades a serem aplicadas em sala de aula”, destacou a professora Rita Kobylansky, integrante do AEE.

O prefeito Fernando Fernandes, destaca o trabalho. “Temos o dever de garantir um ensino de inclusão, e é através de programas como o GAPEs e do AEE que alcançamos bons resultados. E o mais importante de tudo é que o professor especialista vai até a escola onde estuda o aluno que precisa de atendimento especial”, salientou.   

Muitas melhorias estão sendo promovidas nos programas de inclusão na rede, conforme elucida o secretário de Educação, João Medeiros. “O AEE e o GAPEs são fundamentais na construção de um ensino inclusivo. Nesse sentido, estamos fortalecendo o acompanhamento destes professores especialistas aos alunos que possuem algum tipo de necessidade”, falou. “O investimento em infraestrutura a esses profissionais tem que existir. Por isso viabilizamos um automóvel e também computadores aos professores especialistas nesses programas, o que facilita o trabalho e melhora os resultados”, ressaltou. 

CREI Amor Perfeito 

Outra medida tomada em relação à Educação Especial foi tomada em 2015. O Centro de Habilitação e Reabilitação Amor Perfeito, passou a ser um Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) Amor Perfeito. “Pensamos sobre a educação inclusiva e fizemos uma reestruturação na rede, sobretudo no Amor Perfeito”, disse. “O Centro continua atendendo alunos e, até mais crianças e com ainda mais qualidade, porém apenas no período da tarde. Já as manhãs serão destinadas ao atendimento e formação de professores de toda a rede”, esclareceu Medeiros.

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