Jornal na Net aumenta segurança em enquete eleitoral de Embu após ataque de hacker

Por Sandra Pereira | 3/09/2015

A enquete eleitoral feita pelo Jornal na Net sobre as eleições de 2016 em Embu das Artes foi certamente o assunto mais comentado no meio político da cidade, desde o seu lançamento. Até às 11:59 da manhã desta quinta-feira, 3, a enquete contabilizou 581 votos e o candidato Ney Santos (PSC) despontava na frente na preferência dos leitores do Jornal na Net, tanto em número de votos quanto na rejeição. Um fato curioso marcou a enquete. Desde o seu lançamento Ips oriundos de Itapecerica tentaram repetir voto em Ney Santos, sendo sempre barrados pelo sistema, que só permite votação única. Nesta quinta, após uma tentativa de raqueamento do sistema da enquete tiramos o resultado do ar e fechamos a votação apenas para usuários do gmail. Para votar clique aqui.

 A enquete não tem caráter de pesquisa eleitoral, portanto não se enquadra no que está  descrito no art. 33 da Lei nº. 9.504/97, tratando-se de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado. Ney Santos começou liderando a enquete com certa vantagem, depois foi passado pelo candidato Geraldo Cruz e desde então vem alternado na liderança com ele. Nesta quinta-feira voltou a liderança com quase 30 pontos de diferença. 

“Por um breve momento um  hacker, que ainda não conseguimos identificar, ingressou no sistema e tentou alterar o campo da rejeição do candidato Ney Santos. A tentativa durou apenas alguns segundos e foi de pronto barrada pelo nosso sistema de segurança. Para evitar novos ataques a equipe do Jornal na Net ocultou os resultados da votação, que será apresentado no final da enquete. Vale salientar que o levantamento não tem caráter e pesquisa eleitoral e nem metodogia”, afirma a jornalista Sandra Pereira, editora do Jornal na Net.

Ela assegura que as medidas para garantir a segurança do resultado da enquete foram necessárias para fazer jus à confiança dos leitores do site. Disse que os que ainda não votaram poderão fazê-lo desde que estejam logados em sua conta no gmail, de propriedade do Google. 

“Caso a enquete seja prejudicada no quesito da rejeição dos candidatos esse item será retirado do ar, deixando de ser citado no resultado final, ficando apenas os demais. Não aceitamos e nem aceitaremos tentativa de favorecer qualquer candidato. Nossos leitores podem ficar tranquilos e confiantes de que o resultado apresentado será real. Sem a certeza poderemos encerrar o processo e recomeçá-lo novamente”, garante a editora.

Comentários