Monitoramento da GCM no Centro de Artes e Esportes Unificados do Jd. do Colégio

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 30/08/2015

É tarde de quarta-feira, 26/8, e cerca de 300 pessoas estão no Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU do Jardim do Colégio. De dentro da unidade fixa da Guarda Civil Municipal (GCM) é possível perceber as mudanças no visual do bairro, tendo à frente o bonito prédio com a imponência de um centro esportivo e de cultura, o terminal de ônibus intermunicipal, a rua Ursa Maior pavimentada, o comércio que se desenvolve no entorno, e das pessoas, agora dispondo da base de segurança 24 h. 

No Jardim do Colégio, em que 25 mil pessoas se acomodam em 7 mil domicílios, os índices de violência já reduziram, mas ainda são acentuados. A região do bairro está entre as duas primeiras com mais altos índices de criminalidade entre as 20 regiões administrativas da cidade. Em 2014, na região Jd. do Colégio–São Marcos foram registrados os segundos mais altos índices de furto (71, contra 73 no Parque Industrial), homicídio (4, o mesmo que no Pq. Industrial, contra 5 no Centro) e roubo (186, contra 205 no Santo Eduardo) da cidade. 

O Ônibus da GCM, equipado com câmeras de monitoramento, funciona 24h, oferecendo segurança aos moradores e usuários do complexo cultural e esportivo. “Ah, é muito bom ter a GCM aqui”, diz dona Rita, comerciante, enquanto pais de crianças e adolescentes agradecem a iniciativa da Prefeitura de Embu das Artes de instalar a base da GCM no local.   

A GCM, ligada à Secretaria de Governo, conta hoje com 165 guardas, 13 viaturas, bases móveis no Parque Pirajuçara, Jardim Vista Alegre e Santa Emília, e uma fixa no centro da cidade. Além disso, há a base da Guarda Ambiental, no bairro Itatuba. Com a instalação de câmaras e Central de Vigilância, a segurança na cidade foi aprimorada e ela deixou de ser uma das cidades mais violentas do Estado de uma década atrás. Foram reduzidos índices de violência e os assaltos “saidinha de banco”, no Centro, por exemplo, foram controlados. A GCM também é reconhecida pelo trabalho ao lado das polícias Civil e Militar.

Comentários